Evento discutirá papel das universidades na crise do Rio Grande do Sul

Divulgação: Comunicação Proex UFMG

Divulgação: Comunicação Proex UFMG

A professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Mônica de Oliveira participará do debate Desastres climáticos e ambientais: Diálogos entre Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O evento ocorrerá nesta quinta-feira, dia 13, às 14h, na Reitoria (sala 7009), campus Pampulha, e será promovido pelo programa de extensão Participa UFMG.

A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.

Enfretamento e colaboração

O objetivo do encontro é trocar experiências de extensão entre ambas as universidades e discutir estratégias de colaboração com foco no papel da academia no combate aos impactos ambientais, sociais e econômicas decorrentes de desastres.

Mônica de Oliveira é pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex) da UFCSPA, onde atua para enfrentar a emergência climática enfrentada por centenas de municípios gaúchos.

O Rio Grande do Sul – guardadas as proporções com desastres ocorridos em Minas Gerais – enfrenta impactos provocados pelo rompimento de barragens de mineração em Mariana e Brumadinho, respectivamente, em 2015 e 2019. Após os dois episódios, a UFMG, por meio da Pró-reitoria de Extensão, iniciou um trabalho intenso e permanente comprometido com a vida e direitos das populações atingidas.