Fórum da AUGM debaterá os desafios enfrentados pelos direitos humanos na América Latina

Em sua primeira edição, evento discutirá as dificuldades e desafios atuais à proteção dos direitos humanos na região

 

Mural na Bolívia: diálogo permanente para a proteção dos direitos humanos | Foto: Youth for Human Rights Brasil

A Associação das Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) realizará virtualmente, no dia 7 de dezembro, a primeira edição de seu Fórum de Direitos Humanos, com o tema Direitos Humanos, Democracia e Cultura de Paz: Os Desafios da Proteção dos Direitos Humanos.  

O evento, com transmissão ao vivo no canal oficial da AUGM no YouTube, reunirá importantes acadêmicos da área e autoridades de organizações de direitos humanos regionais e continentais.

Os participantes inscritos no evento receberão certificado. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário em português ou em espanhol.

O encontro fará parte de uma campanha iniciada pela Cátedra Aberta de Direitos Humanos da AUGM para a promoção e defesa dos direitos humanos no continente latino-americano e terá ênfase em duas questões centrais: os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 55 anos do Pacto de San José.

A atividade será aberta, às 10h, pela presidente da AUGM e reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, e pela coordenadora da Cátedra Aberta de Direitos Humanos da AUGM e pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga.

Em seguida, às 10h15, acontecerá uma mesa com a participação do professor da Universidad de Chile, Claudio Nash, da Coordenadora das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), Cristiane Soares Baré, e da diretora para as Américas da Anistia Internacional, Erika Guevara Rosas. As discussões terão ainda a participação do representante na América do Sul do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Jan Jarab, e do secretário da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Paulo Saavedra.

As próximas edições do Fórum estão previstas para 2022 e 2023.

Outras informações estão disponíveis no site da AUGM.