Inscreva-se na IV Jornada de Direitos Humanos

Quarta edição da jornada terá como tema: Territórios de direitos, violações e práticas emancipatórias

IV Jornada de Direitos Humanos será no dia 1º de dezembro de 2023 / Foto: Divulgação Jornada

No dia 1º de dezembro de 2023 será realizada a IV Jornada de Direitos Humanos. O evento terá como tema: Territórios de direitos, violações e práticas emancipatórias e será realizado pela Rede de direitos humanos e a Universidade dos Direitos Humanos (UDH), em parceria com o NEPEM,

As inscrições são gratuitas, podem ser realizadas no site da jornada e terão certificados de participação. O evento será no Campus Pampulha da UFMG, no prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) no primeiro andar (Auditório Carangola), das 9h às 18h.

Neste ano é celebrado os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Jornada tem como proposta pensar os conselhos, os movimentos sociais, as universidades e parlamento como territórios de direitos.

Programação

A abertura da IV Jornada de Direitos Humanos contará com a presença da reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart Almeida.

Na mesa da manhã, coordenada pela professora da Escola de Ciências da Informação (ECI), Maria Guiomar Frota, o tema girará em torno de Movimentos sociais, Conselhos de Direitos e Universidades Públicas, contando com a participação de atores relevantes da área.

O ativista Jadir Assis e o representante da UFMG no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CONEDH) Rafael Roberto da Silva apresentam as trajetórias da população em situação de rua e os desafios para assegurar direitos para essa população.

O professor da Faculdade de Direito Fernando Jaime, representará o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos(CONEDH), indicando denúncias recebidas e o processo de atuação do CONEDH.

Extensão e direitos humanos

Serão apresentados também, durante o período da manhã, dois projetos de extensão coordenados por professores da UFMG que abordam a temática da jornada.

O professor Marco Aurélio, docente no departamento de psicologia da FAFICH, apresentará o projeto Direitos Humanos e Cidadania LGBT.

Já a professora da Faculdade de Educação Ana Gomes fecha a mesa apresentando um programa de extensão criado esse semestre, em parceria com a UDH, a partir de um imenso desafio posto por David Kopenawa para a UFMG, atuar nos territórios Yanomami e Ye’kwana, na promoção da saúde e da educação.

Violência Política

A mesa da tarde (das 14h às 17h), coordenada por Viviane Gonçalves do NEPEM, tem como foco a violência política de gênero e raça. Marília Gomes (Representante do Movimento #ElasFicam) e vereadoras e deputadas que vêm sofrendo ameaças e perseguições políticas, desde o início de seus mandatos, debaterão às formas de denúncia e de enfrentamento a essas violações.

Já confirmaram a participação as vereadoras Cida Falabella e Iza Lourença(PSOL) e as deputadas estaduais Andréia de Jesus (PT), Beatriz Cerqueira (PT), Bella Gonçalves (PSOL), Leninha (PT) e Lohanna França (PV).

A atividade de encerramento é o Cine Debate com apresentação do documentário TRANSpassadocorpos que retratam, dirigido por Otávio Kaxixó, liderança jovem do povo Kaxixó, estudante de Medicina e formado em Enfermagem pela UFMG. No documentário 5 indígenas resolvem quebrar o tabu e falar sobre as relações homoafetivas dentro e fora dos territórios. O cine conta com a mediação da professora Lívia de Souza Errico.