Inscrições abertas para a 23ª UFMG Jovem

Escolas podem submeter seus trabalhos na feira de educação básica, que, em 2022, ocorrerá virtualmente pelo terceiro ano seguido

Estão abertas as inscrições para a 23ª edição da UFMG Jovem. As submissões dos trabalhos podem ser feitas gratuitamente pela plataforma Even3, e seguem até o dia 15 de agosto.

Podem participar as escolas das redes pública e privada de Minas Gerais pertencentes a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluídas as modalidades da educação profissional e educação de jovens e adultos.

Estudantes Ana Clara (à direita) e Maria Eduarda receberam, na edição de 2021, o destaque do Ensino Médio | Reprodução YouTube

O evento acontecerá, de forma virtual, nos dias 22 e 23 de setembro, com o tema Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura no exercício da cidadania.

A 23ª edição abriu espaço, também, à participação das feiras de ciências regionais e locais realizadas no Estado, que terão a oportunidade de indicar trabalho para apresentação. As feiras interessadas podem se afiliar à UFMG Jovem até o dia 1° julho, por meio deste endereço eletrônico.

Além da feira da educação básica, foram abertas, ainda, as inscrições para a Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza e o Desafio: Como a Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura contribuem para o seu exercício da cidadania?

Mostra nacional

Os participantes da Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza devem inscrever os trabalhos por meio desta página.

Podem participar professores estudantes e egressos dos seguintes programas de mestrado profissional: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio) de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) associadas e Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG (Promestre/FaE).

O objetivo da atividade é divulgar experiências de ensino e aprendizagem e recursos didático-educacionais e propiciar o intercâmbio de ideias entre professores e estudantes de escolas de todo o país.

Desafio

Já o Desafio: Como a Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura contribuem para o seu exercício da cidadania convida estudantes a desafiar a sua imaginação e criatividade e expressar o tema “Como a Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura contribuem para o seu exercício da cidadania?” na forma de texto ou desenho ou um áudio ou um vídeo.

As crianças ou jovens interessados devem se inscrever em formulário próprio.

Interação

A UFMG Jovem é promovida desde 1999 pela Pró-reitoria de Extensão da UFMG, por meio da Diretoria de Divulgação Científica (DDC).

O objetivo é construir um espaço para a interação entre universidade e educação básica e intercâmbios de ideias a partir da divulgação dos trabalhos produzidos. O evento também busca a integração dos participantes e o estímulo a cultura científica e práticas pedagógicas inovadoras para a formação de futuros cientistas.

Outras informações sobre a 23ª UFMG Jovem estão disponíveis na chamada do eventositeFacebook e Instagram oficiais.