Inscrições abertas para a 24ª UFMG Jovem

São esperados mais de cem trabalhos de escolas públicas e privadas de Minas Gerais

Estudante apresenta projeto na 19ª UFMG Jovem, em 2018 | Júlia Duarte | UFMG

Estudante apresenta projeto na 19ª UFMG Jovem, em 2018 | Foto: Júlia Duarte/UFMG

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição da UFMG Jovem!

O evento vai ocorrer presencialmente no campus Pampulha, em Belo Horizonte, nos dias 14 e 15 de setembro de 2023.

As submissões dos trabalhos deverão ocorrer até o dia 10 de agosto por meio do site do evento. Neste ano, o tema será Ciência, Cultura e Diversidade dos Povos: saberes em prol da vida.

Podem inscrever trabalhos alunos e professores das escolas das redes pública e privada de Minas Gerais pertencentes a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, incluídas as modalidades da educação profissional e educação de jovens e adultos.

Estudantes apresentam projeto na 23ª UFMG Jovem, em 2022 | Comunicação Proex

Em 2022, feira premiou 12 trabalhos, por área do conhecimento, e quatro professores destaque | Foto: Comunicação Proex

Além da tradicional feira da educação básica, as inscrições estão abertas também para as seguintes atividades: Conversa com Cientistas, #ExploraUFMG e o Desafio “Como podemos promover a valorização e o respeito entre os povos?

O evento abre espaço também para a participação das feiras de ciências regionais e locais realizadas em Minas Gerais. Elas terão a oportunidade de indicar trabalho para apresentação. Essa participação é feita por meio da filiação da feira a UFMG Jovem.

As demais informações estão disponíveis na chamada da 24ª UFMG Jovem.

O Desafio

O Desafio Como podemos promover a valorização e o respeito entre os povos?” pretende incentivar a imaginação e a criatividade dos estudantes. Podendo ser individual ou em grupo, o discente deverá se expressar por meio de desenho, texto ou vídeo sobre a temática.

Os textos e os desenhos serão exibidos no Instagram, no Facebook e na página da UFMG JOVEM. Mais informações sobre as normas de cada produto do desafio estão no edital da edição.

#ExploraUFMG

Alunos no Explora UFMG 2022 / Comunicação Proex

Alunos de ensino médio no #ExploraUFMG no ano passado| Foto: Comunicação Proex

A 24ª UFMG Jovem terá também o #ExploraUFMG. Visando dar visibilidade aos museus e outros espaços da UFMG que recebem estudantes e professores da Educação Básica por meio de atividades de Extensão, os professores poderão agendar visitas nos locais.

Os roteiros e os espaços disponíveis serão oportunamente divulgados no site da UFMG Jovem, assim como o link de inscrição.

Conversa com Cientistas

Os estudantes poderão participar ainda do Conversa com Cientistas, que será realizado no dia 15 de setembro.

O objetivo é promover um encontro presencial entre cientistas, estudantes e professores da Educação Básica, para conversarem sobre um tema específico.

Para participar da conversa, o professor deverá fazer inscrição prévia em link que será divulgado no site do evento

Encontro para tirar dúvidas

Em preparação para a 24ª UFMG Jovem, no dia 15 de junho ocorreu uma live no YouTube da PROEX com a leitura do edital, em que as escolas puderam tirar dúvidas com a organização sobre a chamada e a participação no evento.

A atividade foi conduzida pela professora Ana Cristina Vaz, coordenadora do programa UFMG Jovem. O vídeo está disponível para assistir.

Em 2022, participaram da feira da educação básica estudantes e professores de 38 escolas públicas e privadas de Minas Gerais. Foram premiados 12 trabalhos, por área do conhecimento, e quatro professores destaque. Ao todo, foram apresentados 113 trabalhos do ensino médio e 25 do ensino fundamental. Veja como foi o evento.

Interação

A UFMG Jovem ocorre desde 1999. Em 2010, o evento passou a ser organizado pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex).

O objetivo é construir um espaço para a interação entre universidade e educação básica e intercâmbios de ideias a partir da divulgação dos trabalhos produzidos. O evento também busca a integração dos participantes e o estímulo a cultura científica e práticas pedagógicas inovadoras para a formação de futuros cientistas.

Siga o evento no Facebook e Instagram.

Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex