23ª UFMG Jovem festeja premiados e mobilização das escolas

Evento premiou participantes da feira da educação básica, mostra nacional e desafio

Equipe do Cento Pedagógico e da organização da 23ª UFMG Jovem na entrega do prêmio ‘Destaque do Ensino Fundamental’ | Foto: Proex UFMG

A comunidade escolar e universitária se reuniu nesta sexta, dia 23, para o encerramento da 23ª UFMG Jovem. A cerimônia, que ocorreu no Auditório da Reitoria, com transmissão pelo YouTube, marcou o anúncio dos premiados na edição de 2022.

Participaram da feira da educação básica estudantes e professores de 38 escolas públicas e privadas de Minas Gerais. Foram premiados 12 trabalhos, por área do conhecimento, e quatro professores destaque. Ao todo, foram apresentados 113 trabalhos do ensino médio e 25 do ensino fundamental.

Entre os premiados está a estudante Raira Tótaro Nevinton. Ao lado das colegas do 6º ano do Centro Pedagógico, ela foi Destaque do Ensino Fundamental na área Ciências Biológicas e Ciências da Saúde. “Foi uma surpresa para mim o reconhecimento. Ele será importante para continuar com a pesquisa e um incentivo para participar de outras feiras de ciências”, disse Raira na premiação.

Já a Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza premiou 55 trabalhos de Instituições de Ensino Superior (IES). O evento expôs 160 trabalhos de estudantes e egressos dos programas de mestrado profissional das Instituições de Ensino Superior (IES) associadas ao Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio) e do Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG (Promestre/FaE).

Foram anunciados também os ganhadores do Desafio: Como a Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura contribuem para o seu exercício da cidadania?, que teve a apresentação de 155 trabalhos de estudantes de 8 a 18 anos, sendo premiados nove deles nas seguintes categorias: texto (3), desenho (3), vídeo (2) e áudio (1).

A relação completa com os premiados, vídeos e trabalhos estão disponíveis no site do evento.

Cidadania, transformação e retorno

A 23ª UFMG Jovem teve como tema Ciência, Tecnologia, Arte e Cultura no exercício da cidadania.

O evento ainda marcou a volta das escolas ao campus Pampulha depois de duas edições em formato totalmente on-line (2020 e 2021).

“Este é um momento de festa e muito esperado pela Universidade. Temos que celebrar a volta das escolas e a potência da UFMG Jovem, um evento que compartilha saberes entre a Universidade e a educação básica e promove uma ação transformadora de mão dupla”, destacou a pró-reitora Adjunta de Extensão da UFMG, Janice Amaral.

Da esquerda para a direita (no encerramento): a Diretora de Divulgação Cientifica (DDC/Proex), Viviane de Souza Alves; a coordenadora nacional do Profbio, Cleida Oliveira; a pró-reitora Adjunta de Extensão, Janice Amaral; e a coordenadora da 23ª UFMG Jovem, Ana Cristina Vaz. | Foto: Proex UFMG

Programação híbrida

De quarta a sexta-feira, 21 a 23 de setembro, foram diversas atividades presenciais e on-line pelo canal da Pró-reitoria de Extensão no YouTube

Na abertura, na quarta, o professor da educação básica João Paulo Lisbão Nanô ministrou a palestra Desmontando o ódio à política: um convite a juventude para se (re)pensar cidadão.

Na quinta, dia 22, a programação contou com o #ExploraUFMG, com a presença de 12 escolas. A atividade teve visitas guiadas de turmas escolares a diversos espaços, como o Espaço de Leitura da Biblioteca Universitária (BU), Museu da Matemática, Museu Itinerante Ponto UFMG, Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer, Centro de Memória da Odontologia e Estação Ecológica.

O conversa com cientistas reuniu centenas de estudantes no auditório do CAD1, na sexta, dia 23. Eles participaram de um bate-papo descontraído com pesquisadores da UFMG sobre ciência, tecnologia, arte, cultura e cidadania.

Assista também vídeo da TV UFMG.

Siga a UFMG Jovem no Facebook e Instagram.