
Museu da Matemática é um dos espaços da Rede de Museus | Foto: Arquivo Museu da Matemática UFMG
Estão abertas, até o dia 19 de março de 2026, as inscrições (via formulário eletrônico) para o curso de extensão Educação Museal e Comunicação Pública da Ciência: interfaces e mediações.
O curso é oferecido pela Rede de Museus da UFMG, no âmbito do projeto Tem Ciência no Museu?, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
A formação, com carga horária de 45 horas, visa contribuir para a formação da cidadania tecnocientífica por meio de diferentes possibilidades de interação com os espaços museais e suas práticas educativas.
Podem se inscrever professores da educação básica, bolsistas e profissionais da educação museal, além de estudantes de graduação e pós-graduação interessados na temática. As vagas são limitadas.
Aprendizagem interativa
A oferta ocorre na modalidade a distância, por meio da plataforma Moodle, em um percurso autoinstrucional, sem tutoria ou acompanhamento direto, com interação entre os participantes por meio de fóruns de discussão disponíveis em cada unidade de aprendizagem.
O curso será realizado durante oito semanas, em atividades assíncronas. Ao final, os participantes elaboram roteiro de uma ação educativa museal, em diálogo com os princípios da comunicação pública da ciência, a partir da visita presencial a um espaço museológico de sua escolha. O roteiro produzido também passa por uma avaliação por pares, realizada de forma aleatória pela plataforma, com base em critérios previamente estabelecidos.
O curso inclui ainda guia do estudante e material didático com conceitos fundamentais, reflexões e acesso a recursos como vídeos, textos, fóruns e atividades avaliativas.
Outras informações estão disponíveis no site da Rede de Museus da UFMG. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail rededemuseus@ufmg.br ou telefone (31) 3409-6468.