Inscrições para Semana do Conhecimento prorrogadas até segunda, dia 12

Ainda dá tempo de preparar sua apresentação e mostrar o que você faz na extensão

Estudante da Geografia durante apresentação de trabalho, no CAD1, na edição de 2019 do Encontro de Extensão, último em formato virtual | Foto: Comunicação Proex UFMG

Foram prorrogadas, até 12 de setembro, as inscrições para apresentação de trabalhos no 25º Encontro de Extensão (o prazo anterior era 09/09).

O Encontro de Extensão é promovido pela Proex em parceria com as unidades acadêmicas e integra a programação da Semana do Conhecimento UFMG, que ocorrerá de 17 a 21 de outubro no campus Pampulha

Os estudantes extensionistas podem se inscrever exclusivamente pelo site da Semana, onde também estão disponíveis as instruções aos participantes e material de apoio.

Os orientadores deverão aprovar os resumos no sistema até o último dia de inscrição.

O Encontro de Extensão tem o objetivo de divulgar as atividades extensionistas e proporcionar a troca de saberes e conhecimentos entre os estudantes, professores, técnicos e comunidade externa.

Nesta edição, teremos dois tipos de participação: Atividades de Extensão (para estudantes que participam de atividades de extensão nas modalidades programa, projeto, curso ou prestação de serviço) e Produtos da Extensão (exclusivamente para estudantes que participam/participaram das atividades de extensão contempladas nos editais de produtos da Proex).

O trabalho inscrito deverá conter Resumo, Pôster digital e Vídeo.

Dúvidas específicas podem ser esclarecidas pelo e-mail eventos@proex.ufmg.br e telefone (31) 3409-3215.

Volta ao presencial

De volta ao formato presencial (última foi em 2019), a Semana do Conhecimento está integrada à programação da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e às comemorações dos 95 anos da UFMG e do bicentenário da Independência do Brasil.

A temática da edição, UFMG, 95; Brasil, 200: interseções, visa ressaltar as múltiplas conexões entre os projetos de país e de uma universidade pública, de qualidade e relevância como a UFMG.

Para a reitora Sandra Regina Goulart e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira, a retomada das atividades presenciais fortalece o evento como espaço de reflexão, divulgação da produção acadêmica e compartilhamento de experiências desenvolvidas na UFMG em diálogo com a sociedade.

Os subeventos

A programação da Semana do Conhecimento UFMG é composta de grupos de atividades realizadas pelas unidades acadêmicas e pelos órgãos da Administração Central da UFMG.

Os subeventos são o Encontro de Extensão (Pró-reitoria de Extensão), o Encontro de Mobilidade Internacional (Diretoria de Relações Internacionais), a Jornada do Conhecimento Produzido pelos Servidores TAE (Pró-reitoria de Recursos Humanos), a Semana da Graduação (Pró-reitoria de Graduação), a Semana de Iniciação Científica e Iniciação Científica Júnior (Pró-reitoria de Pesquisa), o Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Núcleo de Acessibilidade de Inclusão), a Mostra Virtual Pesquisa e Extensão na Rede de Museus (Rede de Museus), a Mostra Prae de Apoio a Projetos de Permanência de Estudantes (Pró-reitoria de Assistência Estudantil).

Além disso, no dia 18 de outubro, às 14h, ocorrerá um encontro transdisciplinar com o tema Inteligência Artificial e seu impacto social. Participarão do debate Leonardo Netto Parentoni, do Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial da Faculdade de Direito, Hani Camille Yehia, do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia, e Mario Fernando Montenegro Campos, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas. O local desse encontro ainda será definido.

Com informações do Portal UFMG