Livro da Escola de Ciência da Informação da UFMG auxilia a prática do bibliotecário escolar

Obra contribui também para a gestão das bibliotecas públicas e a formação de estudantes de biblioteconomia

Capa do livro ‘Bonitezas da Biblioteca Escolar: um guia para boas práticas’ | Reprodução

Fruto do projeto de extensão Conto e Reconto, da Escola de Ciência da Informação (ECI/UFMG), o livro Bonitezas da Biblioteca Escolar: um guia para boas práticas contribui para as atividades de bibliotecários, auxiliares de biblioteca, professores, estudantes, pedagogos e gestores escolares.

O projeto já doou exemplares do livro a bibliotecas da rede de ensino de Belo Horizonte e universidades públicas.

O objetivo é fomentar discussões e reflexões e destacar a importância e o potencial da área da biblioteconomia escolar no contexto educacional regional e brasileiro.

O material foi organizado pelos pesquisadores da ECI Eduardo Valadares, Ana Paula Meneses Alves, Everton Camillo e Marcelly Zrriel, sendo composto por nove capítulos, cujos autores apresentam ideias e contribuições teóricas e práticas.

Olhar positivo

Um dos organizadores da obra, o professor Eduardo Valadares afirma que, como sugere o próprio título, a ideia é “reafirmar um olhar positivo sobre a biblioteca escolar no contexto de ensino e aprendizagem e também desenvolver uma ação de extensão educativa com a rede de bibliotecas públicas escolares”.

O professor acrescenta que o livro foi pensado para cobrir os vários campos de atuação da biblioteca escolar e aborda “questões pedagógicas, importância da atuação da biblioteca escolar no currículo, acervo, desenvolvimento sustentável, entre outras temáticas. É um produto que cumpre o papel social da Universidade de levar conhecimento e ciência para a sociedade”, diz.

A versão digital pode ser baixada gratuitamente no site do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais (Nersi).

Geração de produtos

O livro Bonitezas da Biblioteca Escolar: um guia para boas práticas foi viabilizado com o apoio financeiro da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG por meio do edital de fomento a produtos extensionistas destinados à educação básica e profissional.

Escolas da rede de ensino de Belo Horizonte receberam exemplares da obra | Foto: Conto e Reconto/ UFMG

Segundo o professor Eduardo Valadares, o edital “é fundamental para a produção de materiais similares que atendam à educação básica, uma vez que nem sempre se consegue esse tipo de apoio no mercado editorial”.

Valadares destaca que “vale muito a pena docentes e técnicos da Universidade participar do programa, que tem um leque de produtos que podem ser gerados. Não só o livro, como nós fizemos, mas também outras formas de produtos com potencial de colaborar com as escolas, fortalecendo a relação entre a Universidade e a educação básica”.

Sobre o projeto

Vinculado ao programa Carro-biblioteca, da ECI, o projeto Conto e Reconto tem o objetivo de despertar nas crianças e adolescentes, por meio da contação de histórias e da interação, o interesse pela leitura, incentivando-os a buscarem suas próprias leituras e a criarem suas próprios histórias (saiba mais).

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex