Participe da Formação Transversal em Direitos Humanos

Formação da UFMG oferta seis disciplinas no segundo semestre de 2023

Escola de Verão Direitos Humanos - AUGM Proex UFMG

UFMG se destaca na realização de atividades de educação em direitos humanos, como a Escola de Verão realizada em fevereiro deste ano no campus Pampulha |  Foto: Comunicação Proex UFMG

A Formação Transversal em Direitos Humanos (FTDH) conta, no 2º período letivo de 2023, com seis disciplinas para você enriquecer seu percurso formativo na UFMG.

Organizada pela Universidade dos Direitos Humanos (Udh/Proex), a formação proporciona contato com as diversas dimensões dos direitos humanos, o histórico de lutas e proposições, os marcos regulatórios, os indicadores das desigualdades, as especificidades das experiências que envolvem as minorias. Os estudantes terão ainda a oportunidade de experimentar a prática do planejamento e do desenvolvimento de intervenções nesse campo.

As disciplinas são ministradas pelos docentes da UFMG participantes da Rede de Direitos Humanos. Podem se matricular alunos e alunas de graduação e pós-graduação de qualquer curso da Universidade. Pessoas da comunidade externa também podem requerer a matrícula na modalidade disciplina isolada.

Fique atento ao calendário e participe:

• Estudantes de graduação (na 3ª fase da matrícula): 14 a 16/08;
  • Estudantes de pós-graduação: até 21/08;
  • Disciplina isolada (comunidade externa): até 21/08.

Matrículas

Tópicos em Direitos Humanos – Perspectivas Contemporâneas A: Introdução à bioética – 30h
Profa. Carla Vasconcelos Carvalho (Direito)
Horário: quarta-feira das 17h – 18h40
Origem da bioética. Referenciais da bioética. Instrumentos internacionais de tutela dos direitos humanos aplicáveis à bioética. Perspectiva decolonialista. Bioética como ética aplicada. Estudo de casos de bioética: autonomia e tomada de decisão em diferentes contextos. Debates bioéticos.

Tópicos em Direitos Humanos – Perspectivas Contemporâneas B: Interprofissionalidade e Direito à Saúde Integral – 30h
Diversos docentes (Fisioterapia)
Horário: Sexta e Sábado das 13h50 – 17h50
Incentivo à colaboração e comunicação entre os estudantes das diversas áreas de conhecimento, priorizando o trabalho em equipes. Desenvolvimento de valores e ética para a concretização das práticas colaborativas no contexto do trabalho, com consequente impacto na segurança do paciente e qualidade do cuidado em saúde promovido pelos futuros egressos da Instituição. Análise dos papéis e responsabilidades dos diversos profissionais envolvidos no processo de cuidado e promoção da saúde numa perspectiva integral nos níveis de atenção em saúde.

Tópicos em Direitos Humanos – Perspectivas Contemporâneas B: Crime, justiça criminal e prisões numa perspectiva comparada – 60h
Profa: Ludmila Mendonça Lopes Ribeiro (Sociologia)
Horário: quarta-feira das 13h50 a 17h50
A disciplina propõe uma revisão dos conceitos, correntes interpretativas e explicativas relacionados às causas do crime, incluindo a dimensão estatal. Além disso, são explorados os desdobramentos dessas questões dentro das agências que compõem o sistema de justiça criminal, como as Guardas Municipais, as Polícias (Militar, Civil e Penal), o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Judiciário e as prisões.

Tópicos em Direitos Humanos – Perspectivas Contemporâneas B: Sociologia do Holocausto – 60h
Prof: Claudio Santiago Dias junior (Sociologia)
Horário: sexta-feira das 7h30 – 11h05
Compreender as causas e os mecanismos sociopolíticos que levaram ao surgimento e à implementação do Holocausto

Tópicos em Direitos Humanos – Perspectivas Contemporâneas B: Acesso à justiça, aos direitos humanos e ao tratamento adequado de conflitos – 60h
Profa: Adriana Goulart de Sena Orsini (Direito)
Horário: quarta-feira das 14h55 – 16h35
Direitos Humanos no Brasil a partir de uma perspectiva crítica; Acesso à Justiça: as ondas renovatórias em atualidade e a Via dos Direitos Humanos; Tratamento Adequado de Conflitos; Acesso à Justiça pela formação acadêmica; Ecologia de Justiça, Justiça Comunitária e Pluralismo Jurídico; Avanços e Entraves sociais e tecnológicos ao Acesso à Justiça e aos Direitos Humanos a populações vulneráveis e marginalizadas.

Tópicos em Direitos Humanos C – Direitos Humanos em movimento: resistências e práticas emancipatórias – 45h
Profa: Claudia Andrea Mayorga Borges (Psicologia)
Horário: terça-feira das 13h50 – 17h50
Discussões e análises sobre a construção de uma extensão universitária direcionada aos direitos humanos. Os diferentes movimentos de luta e resistência às opressões e explorações no capitalismo contemporâneo. A fual da universidade na construção e fortalecimento de práticas emancipatórias sociais: demandas e desafios.

Conheça mais sobre a proposta da Formação Transversal em Direitos Humanos.