Proex lança programa para apoiar atividades com foco no meio ambiente

Objetivo é financiar a compra de material permanente para programas e projetos

Atividade de educação ambiental promovida na Estação Ecológica da UFMG_Foto Vitória Alves_Comunicação Proex UFMG

Atividade de extensão com foco ambiental na Estação Ecológica da UFMG | Foto: Vitória Alves/Proex UFMG

Meio ambiente é uma das principais linhas temáticas da extensão universitária. Para estimular atividades nessa área, vinculadas à cidadania, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) lança o programa Florestania.

O objetivo do programa inédito é financiar a compra de material permanente para programas e projetos pertinentes com a proposta, coordenados por professores e técnico-administrativos da UFMG.

O edital vai priorizar atividades da temática ambiental que incorporem as relações sociais, culturais, históricas, econômicas e políticas no âmbito da sociedade.

As submissões de propostas vão de 13 de março a 14 de abril de 2023 (até às 17h) pelo Sistema de Fomento. Cada proponente inscreverá apenas uma proposta, que deve estar previamente registrada e atualizada no Sistema de Informação da Extensão (Siex).

A destinação dos recursos corresponderá às seguintes faixas (indicadas no ato da inscrição): projeto, modalidade na qual poderão ser pleiteados até 12 mil reais; e programa, modalidade cujo teto é 40 mil reais. Nesse caso, é necessário que o programa tenha, pelo menos, dois projetos vinculados.

Meio ambiente e cidadania

Em 2022, a Universidade desenvolveu 347 atividades de extensão na área do meio ambiente, conforme o Siex.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Claudia Mayorga, o programa Florestania nasce da preocupação com uma perspectiva ampla de cidadania, que está relacionada diretamente com as questões ambientais. “A proposta é pensar a cidadania não apenas sob a perspectiva da cidade, do urbano, mas também vinculada, articulada e integrada às questões da floresta e do meio ambiente”, diz.

Execução

A proposta contemplada deve ser desenvolvida por, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à Universidade, sejam docentes, servidores técnico-administrativos ou estudantes matriculados nos cursos de graduação ou pós-graduação.

As atividades serão desenvolvidas em colaboração com as unidades, órgão ou instituições envolvidas, sob a forma de apoio operacional ou de infraestrutura.

A compra dos materiais permanentes será realizada pela Proex, via Fundep, responsável pela gestão financeira do programa.

As propostas serão avaliadas e julgadas pela Câmera de Extensão. O resultado preliminar será divulgado no dia 5 de junho e, o final, no dia 26 de junho.

As demais informações devem ser consultadas no edital 07/2023 do programa Florestania.