Projeto de reabilitação pulmonar retorna atendimentos presenciais

Às terças e quintas, são oferecidos atendimentos gratuitos na UFMG por professores e estudantes

Estudantes, professores e pacientes do Projeto ‘Respirar’ reunidos na UFMG antes da pandemia do Covid-19 | Foto: Marcelo Velloso

Com a flexibilização das medidas de distanciamento social, o projeto de extensão Respirar: Pulmões pela vida – Respire e movimente-se retornou, às terças e quintas, das 13h às 18h, os atendimentos presenciais na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Eeffto) – campus Pampulha da UFMG.

O projeto, formado por professores e estudantes da Escola, atende gratuitamente pessoas da comunidade interna e externa com doenças respiratórias crônicas que possuem encaminhamento clínico.

Os atendimentos remotos, no entanto, estão mantidos, já que há beneficiários que não residem na cidade de Belo Horizonte.

O interessado deve preencher formulário de inscrição (pode haver a possibilidade de aguardar na fila de espera).

O tratamento tem duração de oito semanas e conta com duas sessões semanais de duração média de 1h30 minutos. As práticas oferecem treinos aeróbicos e técnicas para melhorar a ventilação pulmonar, remoção de secreção, higiene brônquica, reexpansão pulmonar e auxílio no automanejo da condição da saúde.

É imprescindível a presença de um acompanhante durante os atendimentos e avaliação para maior segurança do paciente.

Melhora da saúde

Iniciado em 2019, o Projeto Respirar atua na reabilitação de pacientes com diversas doenças, como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Fibrose Cística, Fibrose pulmonar, Asma, Bronquiectasia e doenças restritivas.

No formato remoto, foi realizado telemonitoramento das pessoas contempladas. As consultas beneficiaram também pacientes diagnosticados com covid-19, que foram acompanhados e receberam orientações sobre medidas de prevenção.

São atendidas ainda pessoas que tenham dispneia e limitação funcional devido à disfunção respiratória, sendo as atividades adaptadas conforme a realidade e condição de cada paciente.

Além disso, são oferecidos treinamentos aos profissionais vinculados às secretarias municipais de saúde para que estes possam oferecer a reabilitação pulmonar aos moradores de seus municípios.

A iniciativa é coordenada pelo professor do Departamento de Fisioterapia Marcelo Velloso e pela fisioterapeuta Liliane Patrícia de Souza Mendes, doutora em Ciências da Reabilitação pela UFMG.

Outras informações estão disponíveis no Instagram.

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex