Rádio Terceiro Andar lança segunda temporada sobre atividades de extensão da UFMG

Projeto Flores do Morro inaugurou as ‘Pílulas de Extensão’, que têm novos episódios todas as semanas 

 

As pílulas são produzidas por estudantes do curso de Jornalismo da UFMG |Foto: Arquivo Rádio Terceiro Andar

O projeto Rádio Terceiro Andar, vinculado à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), lançou a sua 10ª temporada – e, com ela, a segunda série Pílulas de extensão, que está apresentando iniciativas de extensão desenvolvidas pela UFMG.

No formato de podcasts, as pílulas contam com novos episódios todas as semanas, que são produzidos, em todas as suas etapas, por estudantes do curso de Jornalismo, sob a orientação do professor Phellipy Jácome, do Departamento de Comunicação social da Fafich.

O objetivo é também potencializar a visibilidade de atividades extensionistas desenvolvidas nas mais diversas áreas e promover reflexões e debates de interesse da comunidade interna e externa da Universidade.

Transformação local

O episódio de estreia, em janeiro, teve a participação do projeto Flores do Morro, que promove oficinas de dança, teatro, estamparia e costura para mulheres que residem na comunidade Vila São Jorge, no Morro das Pedras, região Oeste de Belo Horizonte.

Essa primeira pílula, que entrevistou o coordenador do projeto e professor do Departamento de Design e Arquitetura da UFMG, Glaucinei Rodrigues Corrêa, apresentou a troca conjunta de experiências, o processo de formação e o estímulo às mulheres participantes a se assumirem como indivíduos transformadores da realidade em que vivem.

O episódio de estreia foi com o projeto Flores do Morro, que incentiva o protagonismo de mulheres do Morro das Pedras, na região Oeste de Belo Horizonte | Foto: Arquivo Flores do Morro

Também já foi abordado, nas pílulas, o projeto Revista Marta, vinculado ao Departamento de Comunicação Social da UFMG e coordenado pelo grupo de estudos Coletivo Marta.

Na ocasião, foram apresentadas ações para fomentar a produção de conteúdos jornalísticos engajados, amplificar vozes de mulheres que compõem o universo do esporte feminino e noticiar uma diversidade maior de modalidades esportivas. O episódio entrevistou as professoras Ana Carolina Vimieiro, coordenadora da Revista Marta, e Paola Laredo.

A rádio também já veiculou pílulas sobre os programas Pibid e Residência Pedagógica e o Instituto Confúcio, da UFMG. Os novos episódios podem ser ouvidos nas plataformas SpotifyAnchorCastboxPocket CastsApple Podcast e Google Podcasts.

O conteúdo está disponível no portal da rádio, que também mantém perfis no Facebook e Instagram.

A rádio

Criada em março de 2017, a Rádio Terceiro Andar é um projeto de ensino, pesquisa e extensão que abre espaço para a discussão de questões relevantes do cotidiano e da realidade universitária. O nome da rádio é uma referência ao pavimento da Fafich onde fica o estúdio de produção das atividades presenciais.

Coordenado por Sônia Pessoa, professora do Departamento de Comunicação Social da Fafich, o projeto reúne alunos de graduação de cursos da área de Comunicação Social matriculados nas disciplinas Estudos de radiojornalismo e Rádio e mídias digitais. Também participam estudantes do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social e professores do Departamento de Comunicação Social.

Gabriela Francine | Assessoria de Comunicação Proex/UFMG