Estudantes no ICEX em visitas às atividades do Museu da Matemática / Foto: Rede de museus
A Rede de Museus da UFMG comemorou o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) de maneira especial, com o lançamento do projeto Têm Ciências no Museu.
A iniciativa busca proporcionar experiências imersivas para estudantes e professores da educação básica nos espaços de ciências e cultura da Universidade.
Ações inaugurais
Em seu site, a Rede disponibilizou a Agenda Científico-Cultural, em que são divulgadas a agenda de visitas, roteiros e opções temáticas.
Identidade visual do projeto | Criação: Proex UFMG
O Centro de Pesquisa, Memória e Documentação da Faculdade de Educação (FaE/UFMG) realizou uma conferência on-line com o tema: Os Museus Distorcem as Ciências?, ministrada pelo professor Bernardo Jefferson de Oliveira. O vídeo completo está disponível no YouTube da Rede.
Quem visitar o hall do ICEX, poderá participar de mostra de jogos e tabuleiros organizada pelo Museu da Matemática. O museu organizou jogos para trabalhar lógica, criatividade, capacidade cognitiva para os estudantes. Duas escolas, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio, já participaram dessa experiência.
Impacto
A professora Rúbia Santos Fonseca, docente no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) e coordenadora do projeto, afirma que a iniciativa nasceu da vontade de estimular e movimentar mais os museus para o ensino e para a prática científica.
“Os nossos espaços são muito ricos, tanto temporalmente, quanto geograficamente. Então a gente reconhece que eles têm um impacto muito grande para a imersão do aluno no ensino. A gente tem de mostrar o quanto a ciência é interdisciplinar e o quanto todas as áreas precisam conversar em um fazer científico de qualidade”, destaca Rúbia.
Próximos eventos
As próximas ações ocorrerão no Herbário Norte-Mineiro (Campus Montes Claros) no Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, e no Centro de Memória da Enfermagem (Campus Saúde), no dia 6 de junho.
As ações seguem até o ano de 2024 com diversas atividades e estandes itinerantes.
“Estamos trabalhando o roteiro de visitas que já existia, mas incorporando novos objetos e novas atividades para trabalhar o pensamento científico e mostrar que todo mundo pode ser cientista”, finaliza a coordenadora.
Acompanhe as ações também pelo site e Instagram da Rede de Museus.
Giulia Di Napoli | Assessoria de Comunicação da Proex