Republicados anais do 9° Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

Evento realizado em março de 2021 mostrou “extensão consolidada” e estabeleceu agenda pró-direitos humanos

 

Os anais do 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária estão publicados no site do evento.

Em março de 2022, houve a publicação da primeira versão dos anais e, agora, a organização do evento publica a versão definitiva.

A publicação – que pode ser baixada gratuitamente – reúne resumos dos trabalhos apresentados nas modalidades Redes de conversa e Lançamento e exposição de produtos de extensão, atividades que integraram a programação do 9º CBEU.

Os resumos estão organizados de acordo com as oito áreas temáticas da extensão: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho.

O evento ocorreu em março de 2021 de forma virtual e teve como tema Redes para promover e defender os direitos humanos.

Identidade visual do 9º CBEU, evento realizado em março de 2021 com o tema ‘Redes para promover e defender os direitos humanos’ | Criação Cedecom UFMG

Participação intensa

O texto de apresentação dos anais é assinado pelas coordenadoras gerais do 9º CBEU, Claudia Mayorga e Eliane Garcia, respectivamente pró-reitoras de Extensão da UFMG e da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) – as instituições foram as organizadoras do evento.

As pró-reitoras destacam a dimensão do congresso, que “teve programação muito robusta, com participação intensa, e exposições e debates que indicam o quão consolidada está a extensão em nosso país e revelam as formas tão diversas de atuação da extensão frente às questões da sociedade”.

O texto ainda relembra “a participação muito importante dos estudantes, relatando suas experiências, refletindo sobre como se adaptaram e reinventaram a extensão nesse momento da pandemia, mostrando uma dimensão altamente criativa, inovadora e ousada”.

As discussões do congresso, notadamente as redes de conversa e mesas-redondas, também propiciaram a delimitação de uma agenda pró-direitos humanos, constituída por proposições teóricas e metodológicas e desafios para o presente e o futuro nesse campo.

Krenak, Boff e Paulo Freire

Pela primeira vez, o evento contou com o apoio de uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do Brasil.

Foram apresentados 2.994 trabalhos, que mobilizaram 711 redes de conversa (salas virtuais). O evento se destacou também pelo número expressivo de inscritos: 14.903 pessoas de todo o país – estudantes, docentes, profissionais das políticas públicas, representantes de comunidades, movimentos sociais, organizações sociais e profissionais de diversas áreas.

A programação teve ainda 20 mesas-redondas – que reuniram 80 especialistas –, conferências do ambientalista Ailton Krenak e do teólogo Leonardo Boff, manifestações de arte e cultura (em parceria com o Festival de Verão UFMG e a Rede de Museus da Universidade) e exposição virtual de produtos extensionistas. O Espaço Paulo Freire abrigou reflexão e discussões sobre a luta do movimento estudantil em defesa da extensão e das causas populares, no ano do centenário do pedagogo, que é o patrono da educação brasileira.

História

Em 2021, a UFMG ainda fez história ao realizar o evento pela segunda vez. Em 2004, a Universidade sediou a segunda edição, com o tema [Re]conhecer diferenças e construir resultados. A segunda e a nona edições se relacionam por meio de temáticas que destacaram o papel da universidade pública na garantia da dignidade humana, igualdade e justiça social.

A cada dois anos, o CBEU é promovido em uma região diferente do Brasil pelas instituições congregadas no Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex).

Mais informações estão disponíveis no site do congresso.