Programe-se. Veja as atrações do Domingo no Campus

O evento será realizado no próximo domingo, dia 5 de junho, no campus Pampulha da UFMG

 

Espaço Inclusivo PRAIA é uma das 24 atrações do Domingo no Campus | Foto: Divulgação PRAIA

Criança brinca com bolhas de sabão no Espaço do Praia, uma das 23 atrações do evento | Foto: Divulgação Praia UFMG

Todas os eventos do Domingo no Campus são gratuitos e abertos ao público.

Clique abaixo para ver as atividades (por local de referência).

No dia evento, no campus, você pode abrir no celular o mapa virtual e achar as atividades. (O mapa oferece a funcionalidade de clicar no ícone do guarda-sol para localizar atrações).

Lembramos que o uso de máscara é obrigatório em todos os espaços da Universidade.

Vai ter bolo! UFMG 95 anos
Atração especial em comemoração ao aniversário de fundação da Universidade com a participação do coral Ars Nova.

Caminhada no Campus
Venha conhecer e aproveitar os caminhos e trilhas da Universidade. Serão propostos dois percursos aos participantes. A prática será acompanhada por profissionais especializados, que, no início da caminhada, vão comandar o aquecimento muscular e, ao final, ministrar o alongamento e o relaxamento muscular. A caminhada vai ter também aferições de pressão arterial e de glicemia sob responsabilidade de profissionais de saúde.

Conheça as árvores do campus Pampulha - UFMG!
A atividade vai apresentar algumas árvores nativas e exóticas do campus. Haverá uma preleção sobre a flora, caminhada e rodas de conversa para discutir aspectos taxonômicos, morfológicos, ecológicos e culturais.

Olha ela: nova leitura visual sobre a UFMG usando técnicas de fotografia em smartphones
A proposta é apresentar as técnicas básicas de fotografia com smartphone, tendo a UFMG como “modelo/estúdio” em comemoração aos seus 95 anos. As dicas, porém, poderão ser utilizadas em diversas situações para proveito individual dos participantes. A ideia é reunir as fotos e pô-las à mostra virtualmente.

Raquel Bolinho
Intervenção cultural: pintura em grafite da artista Raquel Bolinho (@querobolinho).

Abertura da Exposição “Memória Moderna: coleção Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade”.

A mostra apresenta o acervo pertencente à Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade, sob a guarda do Espaço Acervo Artístico UFMG em Belo Horizonte.

Serão expostas obras e manuscritos que revelam algumas das relações estabelecidas entre intelectuais e artistas, como Lúcio Costa, Alberto da Veiga Guignard e Cândido Portinari. A exposição também explora as relações entre o trabalho de Rodrigo Mello Franco de Andrade e a preservação do patrimônio arquitetônico, artístico e histórico. Também conta com imagens de cidades coloniais mineiras, de projetos paisagísticos de Burle Marx e da construção do Monumento ao Aleijadinho, que integra o conjunto arquitetônico da Reitoria da UFMG.

Apresentação e prática de Ultimate Frisbee com equipe Uai Guarás
Venha jogar Ultimate Frisbee. Um esporte coletivo, sem contato, jogado com um disco (frisbee), em que o objetivo é atravessar o campo de jogo passando o disco para os companheiros de equipe até que se atinja a zona de gol adversária. Serão ensinados os passes básicos e a forma apropriada de receber o disco. Uma partida entre participantes e professores promete deixar a prática ainda mais divertida e animada.

Oficina de percussão Práticas de Carnaval com o Bloco do Bigode
Entre no ritmo do Bloco do Bigode. Crianças, jovens e adultos são convidados a tocar diversos instrumentos como tamborim, caixa, agogô, surdo e repinique. A proposta é apresentar e trabalhar os diferentes timbres, claves rítmicas e técnicas, passando por ritmos tradicionais de blocos de rua, como marchinha e axé, até os sambas e sambas-enredo das escolas de samba. Os instrumentos serão disponibilizados aos participantes, mas os tambores próprios serão bem-vindos.

Tô de boa, tô no campus
Futebol de sabão, oficina de skate e slackline. Atividade oferecida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

Oficina de bordado livre: "Linhas da FaE" comemora os 95 anos da UFMG
O grupo "Linhas da FaE" da UFMG oferece oficina de bordado livre cuja temática é os 95 anos da Universidade. A proposta é usar o bordado livre como forma de expressão estética e política. Não são necessários conhecimentos prévios. Pessoas de todas as idades estão convidadas a participar da atividade, que será construída de modo dinâmico e coletivo.

Oficina de origami
Serão ensinados modelos de origami, de domínio público, para público de todas as idades. O objetivo é estimular o trabalho manual e o desenvolvimento de novas habilidades.

Tabuleiro Acessível - Jogos de tabuleiro
Oficinas de boardgames (jogos de tabuleiro) e RPG (roleplay game). Diferentes títulos serão disponibilizados com o intuito de apresentar jogos lúdicos e promover sua democratização para o público em geral.

 Xadrez - Integrando pessoas com a vida
Visa-se contribuir para popularizar a prática do xadrez entre pessoas de diferentes perfis. A atividade está dividida em dois momentos: oficina de xadrez sobre história e dicas de como jogar; e torneio de xadrez, no qual os participantes vão aplicar o aprendizado adquirido e disputar uma divertida competição conduzida por um árbitro.

Feira Agroecológica
Venda de alimentos, plantas e artesanato.

Pop-Astronomia 2022
A atividade marca a reabertura da Praça de Astronomia da FaE/UFMG, que é um espaço aberto interativo que promove a vivência corporal e emocional com fenômenos astronômicos diurnos e noturnos mediados por instrumentos, aparelhos e equipamentos de observação astronômica. Para esta edição comemorativa de retomada das atividades, estão programadas atividades de exercícios de corporeidade para representação das órbitas dos planetas, representação gráfica da duração do dia e da noite, atividades lúdicas corporais para definição da hora solar.

Show Arequipa - Um Novo Caminho
A Arequipa apresenta na UFMG o show do disco Um Novo Caminho, em uma apresentação que mistura música, poesias e boas histórias. Com uma sonoridade que vai da nova MPB ao Indie Rock, o grupo tem no repertório, além das músicas do disco, versões e músicas de Chico Buarque, Toquinho, Caetano Veloso e Lenine.

Show Alan da Silva Melo
Cantor independente e compositor, Alan da Silva Melo apresenta seu repertório de músicas autorais com fortes influências do pop, rock e blues.

Espaço Inclusivo PRAIA
Atividades sensoriais, tirolesa, bolhas de sabão e muitas brincadeiras. A atração marca o retorno do Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo (Praia) ao Domingo no Campus.

Performance Remetente
"Remetente" é uma performance intimista que resgata o contato humano através do olhar, da escuta e da escrita. Consthancia é uma personagem que escreve cartas com sua máquina de escrever enquanto olha nos olhos dos participantes. A performance é participativa e ativa e acontece a partir do convite que a personagem faz aos passantes para pararem por alguns minutos, olharem nos olhos dela e assim receberem uma carta poética, pessoal e intransferível, escrita na hora por Consthancia. Assim, a remetente é a própria Consthancia e o destinatário pode ser qualquer um que se dispuser a ser inspiração para suas cartas-poemas.

Piquenique Musical com o Grupo Bambulha
Quem também promete é o Grupo Bambulha, com seu animado e interativo piquenique musical. Os músicos convidam as crianças e suas famílias a interagir musicalmente no gramado a partir de um repertório diversificado destinado à infância. Instrumentos musicais que as crianças possuam serão bem-vindos. O Grupo Bambulha é um projeto de extensão da Escola de Música da UFMG.

Oficina de Pinturas e cantos
Os estudantes indígenas da UFMG apresentam os cantos e pinturas corporais das suas respectivas etnias.

Oficina de plantas medicinais: Bora fazer chá!
A oficina vai oferecer conhecimentos acerca das plantas medicinais populares usando uma linguagem simples e acessível. A proposta é mostrar a forma correta de se preparar um chá que de fato contenha os princípios medicinais presentes nas plantas. A atividade vai ensinar também a produzir mudas de certas plantas, como alecrim e lavanda.

Programa Estação Ecológica
Venha participar de dinâmicas, brincadeiras e oficinas do bicho-pau e de produção de cartões ecológicos oferecidas pela Estação Ecológica, um espaço de conservação da biodiversidade da UFMG. A atividade terá também experiências sensoriais e aulas de Tai Chi Chuan.

Roda de capoeira Companhia Pernas Pro Ar
Crianças, jovens e adultos de todas as idades são convidados a jogar capoeira e a participar de uma vivência artística, cultural e pedagógica sobre a valorização da cultura afro-brasileira. A Companhia Pernas Pro Ar organiza rodas de capoeira em Belo Horizonte, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas, São Paulo e na Europa.

TO Praticando - Oficinas criativas para a comunidade ofertada pelo PET-TO
Oficinas de mandalas em CD e isogravura a partir dos materiais disponíveis. A atividade, oferecida pelo PET Terapia Ocupacional da UFMG, é indicada pra todas as idades e vai aliar criação artística a momentos de descontração e lazer em meio à natureza.

A célula ao alcance da mão - Museu de Ciências Morfológicas
A célula te encontra no Domingo no Campus. No evento, o Museu de Ciências Morfológicas (MCM) apresenta o projeto A célula ao alcance da mão, que integra ciência, arte e educação. A iniciativa emprega tecnologia socioeducacional e desenvolve réplicas de células, tecidos, órgãos e sistemas orgânicos que reproduzem o corpo humano em dimensões macro e microscópicas, confeccionados em gesso e resina. A possibilidade do toque e a visão tridimensional tornam a aprendizagem da ciência mais lúdica e interessante aproximando o público em geral do conhecimento da estrutura e função do organismo humano real.

Brincadeiras e Reciclagem - Pintando o Futuro
Oficinas socioeducativas sobre coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos através de brincadeiras, jogos com adultos, jovens e crianças (Jogos 3D - memória e tabuleiro) e artesanato com materiais reciclados (garrafas, caixas de leite, outras embalagens). Participação de alunos da UFMG, monitores do Projeto Rondon Minas e convidados da Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT).

Construção de tensegridades
As tensegridades são poliedros construídos com palitos e linha flexível. Elas são lúdicas, divertidas e fáceis de montar. Os participantes dessa oficina terão a chance de aprender a fazer sua própria tensegridade, brincar e se divertir com ela. Não há limites de idades para construí-las e manipulá-las.

Divirta-se com o Museu da Matemática UFMG
O público poderá conhecer alguns itens do Museu da Matemática da UFMG e interagir com quebra-cabeças geométricos, jogos de tabuleiro, enigmas aritméticos, dobraduras de papel, labirintos lógicos, entre outros.

Feira de Adoção
Evento da Comissão Permanente de Políticas de Animais nos Campi da UFMG. Atualmente, a comissão possui cinco cães de porte pequeno/médio e 15 gatos passíveis de adoção. Serão expostos animais dóceis, saudáveis, vacinados contra doenças, castrados e com controle de endo e ectoparasitas em dia, sob responsabilidade de membros permanentes e voluntários da Comissão. Haverá atividades de cunho educativo voltadas à guarda responsável de animais.

Massinhas com luzes e pilhas de limão
Atividade lúdica no contexto de ciências que une elementos do dia a dia, como massinha de modelar e alimentos, e componentes de eletrônica convencional (como LED e bateria). As crianças e jovens serão estimulados a criar circuitos em que há conversão da energia elétrica de uma bateria convencional ou de limão, batata ou laranja em energia luminosa, visível quando um LED (diodo emissor de luz) se acende. A oficina integra as atividades do projeto ComCiências das Minas.