Semana tem programação marcada pela discussão de direitos e defesa da democracia

Toda as atividades são gratuitas e abertas ao público; ponto alto é o tradicional desfile do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Semana se junta aos-movimentos sociais e coletivos em prol da luta antimanicomial | Foto: Júlia Duarte UFMG

Evento se junta aos movimentos sociais e coletivos em prol de uma sociedade livre de manicômios| Foto: Júlia Duarte/UFMG

Com o tema Saúde Mental é democracia, a 11ª Semana de Saúde Mental e Inclusão Social da UFMG será realizada de 15 a 19 de maio.

Com uma programação diversa, o evento nos convida a refletir coletivamente sobre transversalidade do tema, bem como a importância de promovermos a agenda de luta e defesa da saúde mental em uma perspectiva de fortalecimento dos direitos humanos.

Programação
Haverá oficinas, aulas de ioga, debate sobre capacitismo, sessões de cinema seguidas de debates, uma vivência musicoterapêutica com foco em pessoas que têm ansiedade e um depoimento sobre as demandas dos autistas por inclusão no ambiente universitário. As datas, horas e locais das atividades podem ser consultadas no site do evento.

Destaque, ainda, para as rodas de conversa e mesas-redondas, que vão tratar, entre outros temas, dos casos de sofrimento mental no âmbito trabalhista docente, do caráter multidisciplinar do cuidado à saúde mental, das diferenças entre as experiências de cuidado nos contextos urbano e rural e das especificidades das questões psicossociais na população negra, na população indígena e na população feminina.

No dia 16, às 10h, também haverá, na Escola de Enfermagem, uma exposição de mantos confeccionados pelos usuários do Centro de Convivência Arthur Bispo do Rosário, que integra a Rede de Atenção Psicossocial de Belo Horizonte. Produzidos à moda das obras do artista, os mantos poderão ser vistos no desfile do dia 18. Durante a mostra, o visitante também poderá confeccionar, de forma colaborativa, um estandarte para ser levado para o desfile. O material será disponibilizado pela coordenação da atividade, que terá alunos da Universidade como facilitadores e monitores.

Por uma sociedade sem manicômios
Promovida desde 2013, a Semana de Saúde Mental e Inclusão Social é um evento organizado pela Rede de Saúde Mental da UFMG, ligada à Universidade dos Direitos Humanos (UDH) da Pró-reitoria de Extensão. A Semana é realizada em parceria com a Comissão Permanente de Saúde Mental da UFMG e conta com a participação e colaboração de movimentos sociais e usuários dos serviços públicos de saúde mental de Belo Horizonte e do estado.

De forma interdisciplinar, o evento aborda a temática da saúde mental com foco na reforma psiquiátrica e no Sistema Único de Saúde (SUS). Seu objetivo é promover troca de informações entre as estruturas envolvidas na oferta de serviços e na execução da política de saúde mental, incentivando o diálogo sobre o tema entre as comunidades interna e externa à UFMG.