Site compartilha fotos e depoimentos de crianças do Morro do Papagaio

Plataforma foi lançada por projeto da Escola de Arquitetura da UFMG; crianças poderão registrar suas percepções sobre locais favoritos

No Onde Brincamos, crianças poderão registrar percepções sobre lugares por elas frequentados | Foto: Proto EA/UFMG

Fotos e depoimentos de crianças sobre os espaços onde costumam brincar poderão ser compartilhados e visualizados publicamente no ambiente on-line Onde Brincamos, que acaba ser lançado por um grupo de professores e estudantes da Escola de Arquitetura da UFMG.

O site resgata e espacializa descobertas, brincadeiras, aprendizagens, sentimentos, encontros, explorações, entre outras experiências do público infantil.

Após a autorização dos pais (ou responsáveis legais), as crianças poderão fotografar seus locais favoritos e conversar de forma on-line com a equipe da plataforma. Em seguida, os trechos mais marcantes dessas conversas, fotos tiradas, idades e nomes (fictícios) ficarão disponíveis na página.

A plataforma é uma iniciativa do projeto de extensão Intervenções temporárias com crianças para todos, em parceria com moradores do Morro do Papagaio – comunidade que fica na região centro-sul de Belo Horizonte.

Nessa fase inicial, o site tem como foco as crianças dessa comunidade. Gradualmente, o ambiente será aprimorado para que crianças de outras regiões da cidade possam também participar.

Mapeamento

O mapeamento dos locais, no Morro do Papagaio, vem sendo feito com o apoio da Escola Estadual Dona Augusta, União Comunitária da Barragem Santa Lúcia, Obras Sociais Pavonianas, Associação dos Moradores da Barragem Santa Lúcia, Escola Estadual Professor José Mesquita de Carvalho, e MUQUIFU – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos.

Projeto propõe a escuta sensível de crianças que moram em regiões carentes e menos planificadas da cidade | Foto: Proto EA/UFMG

Uma das idealizadoras da plataforma é a docente da Escola de Arquitetura da UFMG Paula Barros, que é também coordenadora do projeto de extensão. Ela explica que “esse mapeamento é inédito na comunidade e busca dar voz às crianças da comunidade e estimular novas formas de pensar a cidade”.

Segundo a professora, o objetivo do site “é contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas que considerem as crianças como sujeitos capazes de contribuir com a qualidade de vida na cidade. A expectativa é dar visibilidade aos seus olhares em relação a esses espaços e estimular transformações mais humanas, baseadas na empatia, no amor, no carinho, no cuidado”.

O ambiente Onde brincamos visa também estimular a troca de informações entre os diferentes atores sociais que têm a criança e suas relações com a cidade como campo de atuação profissional e desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão.

A iniciativa conta com a colaboração de professores e estudantes dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, Educação, Jornalismo, Biologia, além de web designer contratado por meio de recursos aprovados no edital de produtos extensionistas da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da UFMG.

Mais direitos

Conhecido por Proto nas redes sociais, o projeto Intervenções temporárias com crianças para todos surgiu do reconhecimento das oportunidades de atuação direta da academia na promoção de modos de pensar, analisar, representar, projetar e produzir cidades com mais direitos a partir da escuta sensível das crianças, principalmente daquelas que moram em regiões mais empobrecidas e menos planificadas da cidade.

O projeto conta com a cocoordenação do professor Professor Marcos Felipe Sudre Saidler, da Escola de Arquitetura da UFMG.

Outras informações podem ser obtidas no site, Facebook e Instagram.

Confira também vídeo da TV UFMG.

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação Proex