Trabalhos do ICA são premiados no 26º Encontro de Extensão

Atividades desenvolvidas junto a comunidades rurais foram destaque na Semana do Conhecimento

Os acadêmicos Vitoria Emanuelly Souza Santos e Samuel Ribeiro de Queiroz com a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida - Foto Acervo pessoal

Estudantes Vitoria e Samuel, do ICA, com a reitora Sandra Regina Goulart Almeida na cerimônia de premiação | Foto: Acervo pessoal

Dois trabalhos desenvolvidos no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus da UFMG em Montes Claros, receberam a premiação de Destaque da Extensão no 26º Encontro de Extensão. Os trabalhos receberam a premiação na última sexta-feira, dia 27 de outubro, na cerimônia de encerramento da 32ª Semana do Conhecimento.

Trabalhos do campus Montes Claros

O projeto “Compostagem e Coleta Seletiva como Formas de Educação Ambiental no Bairro Village do Lago, Na Cidade de MONTES CLAROS, MG” foi um dos premiados. Coordenado pela professora Júlia Ferreira e desenvolvido pelo estudante Samuel Ribeiro de Queiroz, a iniciativa tem como objetivo levar educação ambiental a comunidades carentes através da prática da reciclagem de resíduos, incluindo a coleta seletiva e a compostagem doméstica e implantar o conceito de retorno financeiro dos resíduos sólidos, seja por meio de coleta seletiva, compostagem ou biodigestão anaeróbia.

Outro trabalho premiado foi “Oficinas de formação em vida rural no Semiárido – uma análise do intercâmbio entre jovens rurais e acadêmicos da UFMG”. Coordenado pela professora Flávia Galizoni e desenvolvido pela acadêmica Vitoria Emanuelly Souza Santos, o projeto tem como objetivo promover o intercâmbio entre acadêmicos do ICA e os jovens rurais da Escola Família Agrícola Tabocal, em São Francisco – Norte de Minas – por meio de atividade de capacitação em vida rural no Semiárido. O trabalho inclui a realização de 10 oficinas temáticas em vida rural no Semiárido, além de prestar apoio à formação de 100 jovens rurais estudantes da EFA Tabocal.

Em 2023, ao todo, o 26º Encontro de Extensão premiou 17 trabalhos.

Com informações de Ana Cláudia Mendes | Cedecom UFMG Montes Claros