UFMG faz balanço dos três anos à frente da Cátedra de Direitos Humanos da AUGM

Cátedra da AUGM foi coordenada pela pró-reitora Claudia Mayorga desde sua criação, em 2020 | Foto: Divulgação AUGM

A pró-reitora de Extensão da UFMG, professora Claudia Mayorga, abriu, na segunda-feira (4), os trabalhos do 3º Fórum da Cátedra de Direitos Humanos da Associação Universitária do Grupo de Montevidéu (AUGM), que é realizado até quarta-feira (6) na Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento foi marcado pelo encerramento dos três de anos da UFMG à frente da Cátedra, a qual esteve coordenada por Claudia Mayorga de dezembro de 2020 e dezembro de 2023.

Conquistas

No encontro, Mayorga fez um balanço das atividades e conquistas desse período, como o aumento do número de universidades associadas à Cátedra (de oito para 20 instituições), a realização da Escola de Verão em educação em direitos humanos (sediada, a partir de 2020, na UFMG) e as três edições do Fórum de Direitos Humanos, que se incorporou à agenda da AUGM.

Além disso, Claudia destacou a realização de mapeamento das atividades e políticas nesse campo de atuação no âmbito das universidades da AUGM. O objetivo desse trabalho, que será mantido nos próximos anos, é identificar pontos de encontro e conexão entre as universidades, a fim de possibilitar a cooperação e integração de agendas em prol dos direitos humanos na América Latina.

Além de universidades públicas brasileiras, a cátedra congrega universidades da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.

A programação completa do 3º Fórum da Cátedra de Direitos Humanos pode ser encontrada nesta página.