UFMG participa de ato contra os 60 anos do golpe militar na antiga sede do Dops

Professora Maria Guiomar relembra a resistência da Universidade e a luta da servidora Angela Pezzuti

Professora Maria Guiomar no ato Ditadura Nunca Mais em em frente à sede do antigo Dops |Foto: Thiago Furbino Elias/UDH Proex

Professora Maria Guiomar no ato “Sem anistia! Ditadura Nunca Mais!”  | Foto: Haydée Frota

Na segunda-feira, dia 1º de abril, a UFMG participou do ato público Sem anistia! Ditadura nunca mais!, que foi organizado, na região central de Belo Horizonte, pelas centrais sindicais, movimentos sociais, lideranças e ativistas pelos direitos humanos.

Os manifestantes se reuniram em frente à antiga sede do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), na Avenida Afonso Pena, onde será instalado o Memorial dos Direitos Humanos e colaram cartazes com fotos dos 49 mineiros vítimas da ditadura militar.

O protesto cobrou, entre outras coisas, a punição aos agentes da ditadura e aos golpistas que atacaram as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023 em Brasília.

Resistência e luta

A diretora da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), da Pró-reitoria de Extensão (Proex), professora Maria Guiomar Frota, ressaltou a importância de evocar este triste capítulo da história brasileira para que a ditatura jamais volte a ocorrer.

Ao relembrar a resistência da UFMG durante o período de exceção, Maria Guiomar homenageou a servidora técnico-administrativa Angela Pezzuti (falecida no dia 14 de março), que foi uma das fundadoras do movimento de mulheres pela anistia nos anos 1970.

A docente também anunciou evento, que ocorrerá na UFMG, para relembrar os 60 anos do golpe e os 10 anos da entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV). A atividade será promovida pela Proex no dia 16 de maio deste ano, e a programação será divulgada em breve.

Thiago Furbino Elias| UDH Proex