UFMG promove mostra fotográfica dedicada aos 75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Mostra coletiva expõe 75 belas e impactantes imagens referentes às lutas sociais por direitos 

 

Selo da UFMG em comemoração aos 75 anos da DUDH | Criação: UDH/Proex

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) tornou público o resultado preliminar da chamada pública referente à seleção de trabalhos para composição da mostra coletiva de fotografia 75 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A partir de 10 de dezembro de 2023, as 75 fotografias serão exibidas na fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, Belo Horizonte).

Foram consideradas habilitadas e aprovadas as propostas enviadas por: Ana Alaíde Amaral, Ana Cláudia Muniz Soares Valério, Ana Cláudia Ribeiro, Edgar Nunes Corrêa Xakriabá, Ester Toledo Gonzaga, Enrique Manuel Silva de Oliveira, Kelvin Mickolen Martins e Monique Olive Costa e Lara.

Os trabalhos apresentados pelas(os) proponentes habilitadas(os) e aprovados(as) comporão a mostra, conforme seleção da Comissão Curatorial, em nove áreas (Espiritualidade, Território, Celebração, Retrato, Mobilização, Trabalho, Conflito, Futuro e Outros).

Poderá ser apresentado recurso fundamentado ao Resultado Preliminar por meio do endereço de e-mail mostraproexufmg@gmail.com em até 2 (dois) dias corridos, contados a partir da data de divulgação, para avaliação e decisão da Proex, nos termos do subitem 4.2 do Edital nº 2626/2023.

Seleção

Atividade da UFMG de educação em direitos humanos promovida no Domingo no Campus Foto UDH-Proex

Atividade da UFMG de educação em direitos humanos no evento Domingo no Campus | Foto: UDH/Proex

A chamada pública para para seleção de trabalhos foi lançada no dia 9 de novembro.

As inscrições dos interessados ocorreram vão até 24 de novembro por meio de preenchimento de formulário eletrônico. Cada proponente pôde submeter até cinco fotografias.

As fotografias foram avaliadas por curadoria especializada composta por docentes da Escola de Belas Artes (EBA/UFMG) e Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCom/UFMG) das áreas de fotografia e cinema, além de fotógrafos profissionais e especialistas em direitos humanos. Os trabalhos devem atender aos requisitos de habilitação técnica e seleção especificados na chamada.

Promoção dos valores democráticos

A mostra buscará sensibilizar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral com relação à importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) para a construção cotidiana da democracia brasileira e a transformação social orientada à proteção da dignidade da pessoa humana.

“Todas as pessoas podem participar dessa mostra e assim contribuírem para promover a educação em direitos humanos, a cidadania e os valores democráticos. A participação será uma contribuição muito importante para celebrarmos os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”, afirma a Diretora da Universidade dos Direitos Humanos (UDH) e professora da Escola de Ciência da Informação (ECI), Maria Guiomar Frota.

Dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail mostraproexufmg@gmail.com