Universidades recebem a educação básica na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Estudantes de Minas Gerais participaram de visitas guiadas, oficinas, exposições, feiras e outras atividades

Programação teve visita do Museu Ponto UFMG à Universidade Federal de Viçosa (UFV) | Foto: Projeto Universidade das Crianças

Diversos espaços e projetos da UFMG, em parceria com outras universidades de Minas Gerais, organizaram atividades na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T). O evento foi realizado de 16 a 20 de outubro, no âmbito do projeto Universidades Abertas.

A programação contou com atividades voltadas para a educação básica, como oficinas e visitas a museus, hortos e laboratórios de pesquisa e divulgação científica, trilhas educativas e feiras de ciências.

Apoiado pelo CNPq, o evento teve ações em Belo Horizonte, Ouro Preto, Viçosa, São João del-Rei e Diamantina e foi organizado pela UFMG em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha (Ufvjm).

Atividades em Belo Horizonte

A Rede de Museus da UFMG participou da SNC&T por meio do Museu da Matemática, Espaço do Conhecimento, Museu de Ciências Morfológicas, Museu de História Natural e Jardim Botânico e Centro de Memória da Odontologia. Além disso, o Museu Itinerante Ponto UFMG realizou uma caravana que passou por Belo Horizonte, Ouro Preto, Viçosa, São João del-Rei e Diamantina.

Integraram também a programação a 11ª Feira Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), o Projeto AUÊ, Projeto IdeaReal, Estação Ecológica e Bebeteca, entre outras atividades.

Campus Montes Claros

Alunos do ensino fundamental em visita ao Sítio de Saluzinho / Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Alunos do ensino fundamental em visita ao Sítio de Saluzinho | Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG

No Instituto de Ciências Agrárias (ICA)  – campus da UFMG em Montes Claros -, as escolas visitaram o Sítio de Saluzinho. Estudantes fizeram uma visita monitorada pelo campus com o tema Biodiversidade. As turmas conheceram o setor de Olericultura, Hidroponia, Viveiro de Plantas Ornamentais, Laboratório de Sementes, Horto Medicinal e o Herbário Norte Mineiro.

Relevância da ciência

Em 2023, a SNC&T teve como tema Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável. O objetivo é reforçar entre estudantes e para a população em geral o entendimento sobre o impacto positivo que a ciência e a tecnologia, aliadas aos saberes tradicionais, podem ter sobre a vida das sociedades.

Com abordagem descentralizada, a SNC&T visa engajar a população para reconhecer a importância da ciência para a criação de valor, inovação, prosperidade, soluções para desafios nacionais, inclusão social e aprimoramento da qualidade de vida da população.

A SNC&T é liderada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em colaboração com diversos atores nacionais, como unidades de pesquisa, agências de fomento e universidades.

O evento foi implementado pelo governo Federal em 2004. Nessas duas décadas, estabeleceu-se como um elo crucial entre a ciência e a sociedade.