Vídeos do CEMENF destacam a enfermagem no diálogo da Universidade com a sociedade

Produções audiovisuais tornam-se referência sobre memória e história da área

Imagem do vídeo 'Polo de vacinação contra Covid-19 da EEUFMG história, tradição e legado em imunização' - Reprodução YouTube Escola de Enfermagem

Um dos vídeos produzidos é ‘Polo de vacinação contra Covid-19 da EEUFMG história, tradição e legado em imunização’, que esteve entre entre os primeiros em concurso nacional | Reprodução YouTube Escola de Enfermagem

O Centro de Memória da Escola de Enfermagem (CEMENF) da UFMG produziu uma série de vídeos relacionados a aspectos da memória e história da enfermagem e da saúde.

As produções visam democratizar o acesso da sociedade a esses conhecimentos e ampliar a visibilidade das atividades do CEMENF entre as comunidades interna e externa da Universidade.

Com o apoio financeiro da Proex, por meio do edital de produtos extensionistas, os 20 vídeos produzidos têm como foco a atuação da Escola de Enfermagem – em seus quase 90 anos de história sob a perspectiva do diálogo com a sociedade.

As produções apresentam, entre outros temas, as contribuições sociais, a equipe do CEMENF, as experiências de professores e estudantes dos três cursos de graduação da Escola, as personalidades que marcaram o campo profissional e a história da unidade acadêmica desde 1933 – ano de sua criação com o nome Escola de Enfermagem Carlos Chagas (EECC) – até os dias atuais.

Todos os vídeos podem ser assistidos na íntegra em playlist do canal da Escola de Enfermagem no YouTube.

Prêmios

Em 2021, o trabalho Comunicação museológica do CEMENF foi apresentado no “Fórum Nursing Now de História da Enfermagem: Conexões para o fortalecimento da identidade profissional”, no qual o projeto Visita guiada: o CEMENF de portas abertas foi indicado como iniciativa exitosa da enfermagem brasileira.

Nesse mesmo ano, as experiências de produção renderam ao Centro de Memória o prêmio Relevância Acadêmica no 24º Encontro de Extensão, evento que integrou a programação virtual da Semana do Conhecimento UFMG.

Outro reconhecimento ocorreu em maio de 2022. O vídeo Polo de vacinação contra Covid-19 da EEUFMG: história, tradição e legado em imunização foi a terceira melhor produção em concurso nacional de vídeos promovido na 83ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn).

A professora da Escola de Enfermagem e coordenadora do CEMENF, Fernanda Batista, ressalta que “as produções ajudaram a ampliar a relação entre a Escola e a comunidade, unindo o ensino, pesquisa e extensão, alicerces da Universidade, ao mesmo tempo em que viabilizaram o acesso de estudantes e pessoas interessadas em cultura e no conhecimento”.

Ela acrescenta que os materiais têm contribuído também “para divulgar o Centro de Memória não só em Minas Gerais, mas também em todo o Brasil e na Europa”.

Equipe do projeto na Semana do Conhecimento 2021, quando a experiência de produção de conteúdo audiovisual rendeu ao Cemenf o prêmio Relevância Acadêmica | Foto: Gabriela Castro

Equipe do projeto na edição virtual da Semana do Conhecimento 2021, quando a experiência de produção de conteúdo audiovisual rendeu ao Cemenf o prêmio Relevância Acadêmica | Foto: Gabriela Castro

Visita guiada

O projeto Visita Guiada: o CEMENF de Portas Abertas recebe, no Centro de Memória, estudantes de ensinos médio e técnico, graduação e pós-graduação. As visitas são mediadas por professores e bolsistas. Desde 2019, já foram realizadas mais de 3 mil visitas.

Com a pandemia do Covid-19, as visitas foram adaptadas para o formato virtual, e o projeto passou a receber estudantes de diversos locais do Brasil.

A professora Fernanda Batista destaca que a virtualização das atividades contribuiu para as ações de divulgação científica e comunicação museológica. “Começamos a ‘atingir’ pessoas de fora do Estado. Professores de enfermagem e de história da saúde de diversas regiões começaram a solicitar agendas para visitas virtuais e têm acessado os conteúdos que produzimos, utilizando-os em sala de aula”, explica.

Os interessados em fazer o agendamento de visita devem enviar e-mail para visitaguiadacemenf@gmail.com, informando os dias da semana e horários disponíveis para participar (não são realizadas visitas individuais, somente para grupos com a presença de professor).

Sobre o CEMENF

Localizado no campus Saúde, o Centro de Memória da Escola de Enfermagem foi criado em 2006 e integra a Rede de Museus da UFMG.

Ele é um espaço de documentação e pesquisa que começou a ser formado a partir de 1980.

Nesse ano a professora Isaltina Goulart de Azevedo passa a localizar e a reunir documentos históricos visando resgatar a memória da instituição. Outro marco nesse processo foi o projeto de pesquisa A História da Escola de Enfermagem Carlos Chagas: da sua criação à sua independência, desenvolvido por membros do Núcleo de Pesquisas e Estudos sobre Quotidiano em Saúde (Nupeqs), que deu origem ao Acervo Oral da Escola de Enfermagem Carlos Chagas (AOEC).

A partir da década de 1990, começaram os debates sobre a constituição de um Centro de Memória da Escola, que se concretizam e se materializam em eventos, pesquisas e projetos sobre a história da Escola e a consequente organização de seus arquivos documentais e acervos históricos.

Na gestão 2002-2006 da UFMG, o CEMENF ganha seu espaço físico.

Mais informações podem ser obtidas no site e Instagram.

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação da Proex