Violações de diretos humanos e danos ao meio ambiente são denunciados em Brasília

Plataforma Áporo, do programa Polos de Cidadania da UFMG, entrega dossiê a Ministérios

 

O Programa Polos de Cidadania da UFMG apresentou ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e ao Ministério da Saúde o dossiê com gravíssimas situações de violações de direitos humanos e de danos gerados ao meio ambiente no distrito de São Sebastião das Águas Claras (Macacos), Nova Lima, e em Brumadinho, ambos em Minas Gerais.

Entrega do dossiê no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no dia 6 de julho | Foto: Polos de Cidadania

O professor André Luiz Freitas Dias esteve em Brasília, no início do mês de julho, e representou o programa na entrega do dossiê.

O material foi elaborado, nos últimos anos, por pesquisadoras-extensionistas vinculados à Plataforma Áporo, que é coordenada pelos professores André Luiz e Maria Fernanda Salcedo Repolês.

A plataforma tem suas ações construídas coletivamente e partilhadas com comunidades vulnerabilizadas por desastres, crimes e conflitos urbanos e hidro-socioambientais.

Polos de Cidadania

O Polos de Cidadania é um programa transdisciplinar de extensão, ensino e pesquisa social aplicada, criado em 1995 e sediado na Faculdade de Direito da UFMG, que atua com pessoas, famílias e comunidades com histórico de exclusão e trajetória de violações de direitos e sofrimento social.  Seu objetivo é a efetivação dos direitos humanos e fundamentais e a construção do conhecimento por meio do diálogo entre saberes científicos e artesanais.  Nossas metodologias de pesquisa são participativas, coletivas, colaborativas e não-extrativistas ou pós-extrativistas, aliando a prática extensionista com a pesquisa, o entrecruzamento de resultados e a troca de experiências.

Mais informações estão no Instagram do Polos.