Violeiro Chico Lobo se apresenta no 1° Encontro Nacional de Brigadistas Florestais Voluntários

Artista abrilhantará evento que chama a atenção para a importância dos brigadistas voluntários e preservação do meio ambiente 

 

Chico Lobo 2011 Caipira do Mundo - Fotógrafo Marcos HermesChico Lobo 2011 Caipira do Mundo - Fotógrafo Marcos Hermes

Violeiro, compositor e cantador Chico Lobo: Caipira do Mundo, 2011 | Foto: Marcos Hermes

O violeiro Chico Lobo é atração cultural do 1° Encontro Nacional de Brigadistas Florestais Voluntários (as) nesta sexta, dia 4, às 19h, no CAD2 (Auditório 104).

O artista é compositor e cantador, consagrado como um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de popularização da viola caipira. 

Entusiasta do trabalho dos brigadistas voluntários, Chico diz que se sente “privilegiado de estar no 1° Encontro Nacional de Brigadistas Florestais Voluntários”.

Em postagem no seu perfil oficial no Instagram, o artista destaca a importância que música raiz tem na conscientização da necessidade de preservar a natureza. “Farei um passeio pelos 40 anos de carreira, mas com músicas inspiradas no diálogo da viola e o meio que a cerca”.

Chico Lobo é natural de São João Del Rei (MG) – eleita Capital Brasileira da Cultura em 2007 – que teve o jingle oficial feito por Chico. Ele toca viola caipira – instrumento de 10 cordas – desde os 14 anos.

Foi nomeado Embaixador do Divino Espírito Santo (Festa folclórica de S. J. Del Rei) e Guarda Coroa de Santo Antônio (Congado/MG). É também arranjador, produtor, diretor musical, apresentador de TV e rádio, colunista e escritor.

Evento nacional

O 1° Encontro Nacional de Brigadistas Florestais Voluntários (as) acontecerá de quinta a sábado, dias 3 a 5 de novembro, na UFMG, com debates, relatos de experiências e atrações culturais. Todas as atividades da programação, gratuitas e abertas ao público, vão ocorrer no Auditório 104 do CAD2, no campus Pampulha. 

O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Estação Ecológica da UFMG e Rede Nacional de Brigadas Voluntárias (RNBV). A ação tem o objetivo de mostrar a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos brigadistas voluntários e os desafios por eles enfrentados na prevenção e combate aos incêndios florestais e na proteção ao meio ambiente. 

Os interessados em obter certificado de participação devem se inscrever gratuitamente em formulário eletrônico. As atividades podem ser acompanhadas também de forma virtual pelo canal da Proex no Youtube

O 1° Encontro Nacional de Brigadistas Florestais Voluntários (as) tem apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF/MG), Brigada 1 e Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (Prefeitura de Belo Horizonte), Fundep, Apub-BH, Sindifes e Fump.

Vitória Alves | Assessoria de Comunicação PROEX