Projeto de extensão trabalha na avaliação e reparação dos danos do desastre de Brumadinho

Pesquisadores da Universidade durante trabalho de campo na região atingida pelo rompimento da barragem | Foto: Portal Projeto Brumadinho

Por meio de parceria institucional inédita com o poder judiciário, foi lançado, em novembro de 2019, o Projeto Brumadinho UFMG.

O objetivo é auxiliar o Juízo da 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belo Horizonte com análises dos impactos do rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, da Vale, ocorrido em 25 de janeiro de 2019, e com avaliações das necessidades emergenciais relacionadas aos impactos socioeconômicos, ambientais, sanitários, na educação, nas estruturas urbanas, no patrimônio cultural material e imaterial e nas populações ribeirinhas local e regional.

A cooperação técnica mobiliza mais 400 pesquisadores da Universidade em diversas frentes, distribuídos entre os 67 subprojetos de pesquisa e extensão em 19 municípios da bacia do Rio Paraopeba.

Informações relevantes em um só lugar

A plataforma do projeto é um canal virtual de acesso público aos dados relacionados aos processos judiciais que tramitam em decorrência do rompimento da barragem.

Ela oferece recursos integrados para busca e visualização de informação, envolvendo aspectos temáticos, geográficos e temporais. Sínteses produzidas sobre cada documento legal, bem como descrições e resumos de outros tipos de conteúdo, facilitam a localização de elementos de interesse para qualquer público, incluindo profissionais do Direito, pesquisadores e cidadãos comuns.

As informações podem ser encontradas por meio da busca combinada, que possibilita a pesquisa por palavra-chave e temas, por exemplo, ideal para conectar assuntos a localidades e acontecimentos. Outra opção é a procura por processos, que possibilita visualizar a ordem cronológica dos fatos e acompanhar a estrutura dos documentos.

As atividades e resultados dos subprojetos estão organizadas por áreas temáticas: Meio Ambiente, Infraestrutura, Socioeconomia e Saúde da População

Outro destaque é a seção Projeto Brumadinho na Escola, espaço de divulgação científica que tem o objetivo de estimular o diálogo com crianças e jovens da educação básica sobre o rompimento da barragem, suas consequências e a importância da ciência nesse contexto. Há explicações didáticas para termos jurídicos e científicos, nomenclaturas e siglas.

Todo o conteúdo é atualizado com matérias, podcasts, imagens e vídeos, que mostram o dia a dia do trabalho em campo dos pesquisadores.

Para mais informações, acesse www.projetobrumadinho.ufmg.br