A transição para um sistema alimentar sustentável é uma questão urgente, e o setor de Alimentação Coletiva tem papel fundamental devido ao seu impacto econômico e ambiental ao longo da cadeia de produção de alimentos. As atividades realizadas nas cozinhas, especialmente em larga escala, afetam diretamente o meio ambiente, demandando práticas mais sustentáveis e alinhadas ao equilíbrio ecológico. O Projeto Cozinha Ambiental visa explorar e divulgar conteúdos científicos relacionados à sustentabilidade no setor de Alimentação Coletiva por meio de linguagem acessível para atingir o público leigo, sensibilizando-o sobre práticas alimentares ecológicas e incentivando hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis, reforçando o compromisso da UFMG com o desenvolvimento sustentável.
O objetivo é compartilhar conceitos sobre a sustentabilidade na Alimentação Coletiva por meio de material científico (artigos, resumos de congressos, monografias, dissertações e teses, livros), filmes, séries, receitas culinárias e páginas científicas confiáveis para que o público possa entender mais sobre as práticas sustentáveis em Alimentação Coletiva com linguagem simples e acessível à população.
Utilizando a conta no Instagram @cozinha.ambiental, a proposta propõe alcançar pessoas interessadas em sustentabilidade alimentar e saúde, bem como profissionais e estudantes de nutrição, alimentação coletiva, sustentabilidade, e áreas relacionadas. Ao compartilhar conteúdos científicos acessíveis e adaptados à linguagem do público leigo, o projeto permite que informações complexas sobre sustentabilidade e práticas alimentares sustentáveis sejam compreendidas e aplicadas no cotidiano de um número diversificado de indivíduos. O uso de uma rede social como ferramenta de divulgação também expande o impacto das ações de extensão universitária, criando um elo entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a sociedade.
Responsável:
Professora Dra. Nathalia Sernizon Guimarães
ODS Relacionados: