
A UFMG é uma das principais instituições de ensino superior do Brasil, tendo completado 90 anos em 2017. Como instituição pública, classificada em 11º lugar na América Latina e em 4º lugar no Brasil no Ranking RUF, a UFMG conta com mais de 60.000 alunos em quatro campi, com 75 cursos de graduação, 78 programas de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado e 68 cursos de educação continuada, em todas as áreas do conhecimento.
A UFMG se destaca em pesquisas nas áreas de mudanças climáticas, recursos hídricos e estudos ambientais, bem como em saúde, nutrição e ciências biológicas. Na área de humanidades, a UFMG realiza pesquisas com forte foco em estudos linguísticos e sociais, incluindo migração, patrimônio cultural e desenvolvimento indígena. A UFMG incentiva fortemente ações acadêmicas e extramuros para aprimorar a compreensão multicultural e promover o desenvolvimento social.
A UFMG abriga 8 dos 12 Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) localizados no estado de Minas Gerais, onde são desenvolvidas pesquisas de ponta nas áreas de zootecnia, dengue, medicina molecular, recursos minerais, água e biodiversidade, nanotecnologia, segurança pública, vacinas e pesquisas relacionadas à web.
A UFMG integra a Cátedra Unesco – A Cidade que Educa e Transforma, que estimula e abriga colaboração em pesquisa, publicações e mobilidade de docentes e estudantes. A iniciativa reúne 13 instituições de Portugal, Brasil e Guiné-Bissau, participantes de uma rede liderada pelo Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (Isec).
Ademais, a PRAE realiza políticas de ações afirmativas voltadas para o reconhecimento de identidades e para o fortalecimento de vínculos de pertencimento à UFMG. Orientados pelo princípio da equidade de direitos, desenvolvemos ações e políticas que visam combater as desigualdades de oportunidades e as discriminações que afetam o acesso e a permanência de estudantes na Universidade. Como resultado, mais de 5800 graduandos são de primeira geração.
A UFMG desenvolve os seguintes projetos alinhados ao Quarto ODS:
Educação Ambiental no Ensino de História
Especialização em Fontes Renováveis de Energia: Geração, Operação e Integração
Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos
4.1 Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes
4.2 Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário
4.3 Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade
4.4 Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo
4.5 Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade
4.6 Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática
4.7 Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável
4.a Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos
4.b Até 2020, substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os países menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento
4.c Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento