Na UFMG, as atividades de ensino, pesquisa e extensão são indissociáveis. Mas é justamente a diversidade de áreas que compõem essa tríade que dá forma a uma universidade viva e em constante transformação. Nesse prisma, as ações voltadas à sustentabilidade ganham múltiplas expressões: estão nos laboratórios e nas salas de aula, nas decisões administrativas, na preservação de seus espaços verdes, no modo como se pensa o futuro comum.

Tendo energia, água e meio ambiente como suas três frentes principais, a iniciativa concentra seus esforços a partir de uma perspectiva integrada. Buscando promover o uso racional de recursos, investir em fontes alternativas, melhorar sistemas de abastecimento e reduzir impactos ambientais, caminhamos junto com o cuidado com os resíduos sólidos e o fortalecimento da educação ambiental, dentro e fora dos muros da Universidade.

Com uma das maiores áreas verdes entre as universidades brasileiras, a UFMG reconhece que preservar esse patrimônio vai além da conservação ecológica. É também um compromisso com a formação de uma consciência crítica e coletiva sobre os modos de vida que queremos sustentar. Essa responsabilidade está inscrita em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018–2023, que reafirma a sustentabilidade como eixo estratégico para o presente e o futuro da instituição.

Conheça o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018–2023 e saiba mais sobre as ações e diretrizes que orientam a agenda de sustentabilidade da UFMG.