A organização geral do IV Simpósio da Bacia Hidrográfica do São Francisco (SBHSF) está a cargo do Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – FIENPE e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF. O Simpósio ocorrerá entre os dias 14 e 16 de setembro de 2022, em Belo Horizonte – MG.

A UFMG participa deste importante evento por meio do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental com dois docentes, o Prof. Eduardo Coutinho de Paula que preside o Comitê Científico, e a Profª. Sílvia Côrrea de Oliveira que integra a Comissão Técnico-Científica  do evento.

Com o tema Central “Gestão hídrica no Rio São Francisco: desafios e soluções”, a quarta edição deste Simpósio procura enfatizar a importância fundamental da gestão das águas, uma ação de elevada complexidade, agravada em um contexto de crescentes incertezas.

O simpósio tem por propósito contemplar os seis grandes eixos temáticos que são as metas do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, sendo eles: Governança e mobilização social; Qualidade de água e saneamento; Quantidade de água e usos múltiplos, Sustentabilidade Hídrica no Semiárido; Biodiversidade e requalificação ambiental e, por fim, Uso da terra e segurança de barragens. Além disso, foram selecionados temas de relevantes desafios à gestão hídrica para a realidade atual regional, especialmente selecionados.

Para conferir a matéria na íntegra, inscrições e submissões de trabalho acesse: https://sbhsf.com.br/simposio/organizacao/