Descrição Imagem
Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) permite identificar os pontos críticos no ciclo de vida de um produto | Foto: rawpixel.com

A avaliação de impactos ambientais como instrumento de tomada de decisões é o tema do próximo encontro on-line do Ciclo Aberto de Encontros da disciplina Avaliação de Ecoeficiência e Sustentabilidade Aplicada a Projetos (Aesap). Andréa Nunes, professora do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é a palestrante do evento, que ocorre nesta quarta-feira, 22 de novembro de 2023, às 19h, pela plataforma Microsoft Teams.

O moderador da mesa é Eduardo Coutinho de Paula, professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (Desa/UFMG). Quem faz os comentários é Giovanna Alelvan, professora do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia da UFMG, que pesquisa Geotecnia Ambiental. Ouvintes que participarem pela primeira vez do Ciclo devem preencher o formulário eletrônico para registro e acesso ao link da transmissão.

Avaliação do Ciclo de Vida
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é utilizada globalmente para avaliar os fluxos de matéria e energia e quantificar uma ampla variedade de impactos ambientais de um produto, serviço, processo ou atividades durante todo o seu ciclo de vida. O ciclo de vida refere-se a todas as etapas de produção e uso do produto, desde a extração das matérias-primas, passando pela produção, distribuição, consumo e disposição final, até a reutilização e a reciclagem, quando aplicáveis.

Como ferramenta que permite identificar os pontos críticos no ciclo de vida de um produto, a AVC promove melhorias nos processos produtivos e pode ser aplicada para comparar o desempenho ambiental de diferentes produtos e processos.

A palestrante
Andréa Nunes tem doutorado em Engenharia de Processos e Ambiental pelo Institut National Polytechnique de Toulouse/Ecole des Mines d’Albi-Carmaux, na França, e pós-doutorado Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) e Engenharia da Sustentabilidade pela Universidade Federal de São Carlos. Sua graduação é em Engenharia de Processos pela Ecole Nationale Supérieure en Génie des Technologies Industrielles, na França, e em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, Andréa é professora do Departamento de Engenharia Química da UFRN, onde ministra as disciplinas de Cinética e Reatores Químicos, Fenômenos de Transporte e Engenharia da Sustentabilidade. Na mesma instituição, ela atua como tutora do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Química. As ações de Andréa são voltadas para temas como reciclagem e valorização de resíduos sólidos, ACV, engenharia da sustentabilidade, otimização de processos, reatores e processos térmicos.

Ciclo Aberto Aesap
O Ciclo Aberto é um projeto de extensão da UFMG, realizado pelo Desa e instituições parceiras, que surgiu da disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos, do Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARH). Seu propósito é atingir o público externo com encontros gratuitos e de livre participação sobre questões ambientais e sustentabilidade.