O Ciclo Aberto AESAP é um projeto de extensão universitária ligado a Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, consiste em uma série de encontros com acesso em plataforma virtual, gratuito e aberto ao público em geral.

Possui como propósito abordar e difundir a temática da Ecoeficiência e Sustentabilidade aplicada em diferentes contextos, em cenários cada vez mais incertos e complexos por meio da apresentação e discussão de casos práticos e publicações.

A iniciativa surgiu no Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – DESA da UFMG, a equipe responsável possui como coordenador o Prof. Eduardo Coutinho de Paula (DESA/UFMG), e os Prof. Fábio José Bianchetti (CEFET/MG), Prof. Lindomar Matias Gonçalves (UNIFEI) e Prof. Marcelo Cardoso (DEQ/UFMG), além de alunos de graduação e pós-graduação e as Organizações da Sociedade Civil AGDS e Catalisa.

O primeiro encontro do ano de 2022 possui como tema a “Geração de energia utilizando biomassa e emissão negativa de carbono“, dia 19 de janeiro as 19h. Contará com os convidados Prof. Thales Maia (EE-UFMG), palestrante, e Prof. Erick Centeno Mora, da Universidade da Costa Rica (UCR) como comentarista. A moderação do encontro será realizada pelo Prof. Eduardo Coutinho (DESA/UFMG).

A mitigação do ciclo do carbono é  um dos maiores desafios na atualidade. A discussão reverbera em setores políticos, econômicos e sociais. Um dos exemplos é o mercado de carbono, com potencial de comercialização de cerca de 1 trilhão de dólares. Neste sentido, o desenvolvimento de tecnologias capazes de promover a captura do carbono são mais atrativas em detrimento da emissão zero (NetZero). A emissão negativa do carbono passa a ser um subproduto rentável e comercializável.

Dentre as diversas formas de se promover a captura de carbono, a utilização de florestas ainda é a mais simples e mais barata. O crescimento está associado ao aprisionamento do carbono, que poderá, ou não, retornar a atmosfera. O mercado de florestas plantadas atende a diversos setores, desde a indústria de papel e celulose, movelaria, até mesmo o de energia. Um exemplo de aplicação como fonte energética é a carbonização do eucalipto, onde o carvão vegetal divide espaço com o carvão mineral dentro da siderurgia.

Do ponto de vista energético, a geração de energia a partir da biomassa, apesar de antiga, é timidamente explorada, limitando-se a 9% da energia gerada na matriz nacional. Dentre os principais desafios, podemos citar a demanda por uma tecnologia confiável e rentável. A gaseificação e a micro/minigeração ilustram um campo de possibilidades para a geração de energia em conjunto com a captura de carbono.

Nesta palestra, o Prof. Thales Maia do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, irá discutir os temas citados, focando nos desafios tecnológicos para a utilização de florestas e/ou rejeitos agrícolas na geração de energia com emissão negativa de carbono.

⇒ A primeira participação necessita de inscrição prévia no link:encurtador.com.br/BKMQW.

⇒ Conheça também o canal do Projeto na plataforma Youtube: Ciclo AESAP – YouTube

Para mais informações direcionar o contato para: ciclo.aesap@gmail.com

Participe!