Abordagem de atuação empresarial conhecida pela sigla ESG, do inglês Environmental, Social and Governance, é tema de conferência nesta quarta-feira. A apresentação do tema fica a cargo Aron Belinky  pesquisador da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. O objetivo é falar das possibilidades e limitações do uso da ESG para atingir marcas de sustentabilidade. Alice Monteiro, consultora de ESG da Verum Partners participa como comentarista do evento.

A atividade integra a programação do ciclo Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos (Aesap), iniciativa que surgiu no Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Escola de Engenharia da UFMG e que agrega parceiros de outras instituições. A conferência será transmitida pela plataforma Microsoft Teams. As inscrições são feitas por meio de preenchimento de formulário​.

Belinsky, que também é consultor da ABC Associados, define a abordagem ESG como uma proposta que amplia a avaliação de um negócio para além dos seus aspectos mercadológicos “como rentabilidade, segurança, competitividade, resiliência, mas também pelos seus atributos ambientais, sociais e de governança corporativa.” O desafio é entender que ESG não é um novo nome para sustentabilidade “apesar da convergência entre vários aspectos, trata-se de perspectivas diferentes, possuem premissas, objetivos e resultados distintos” acrescenta o pesquisador.

O ciclo Aesap
O Ciclo Aberto Aesap foi concebido na disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos. O objetivo é oferecer espaço de comunicação entre a academia e a sociedade para tratar de ferramentas de avaliação da sustentabilidade em processos, produtos e serviços. Os encontros do ciclo são mantidos voluntariamente por um grupo de professores e alunos da UFMG e de outras instituições.

Os vídeos das edições anteriores estão no Canal do Ciclo Aesap no YouTube. Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail ciclo.aesap@gmail.com.

cartaz do evento