Estudantes e professores universitários de todo o mundo têm até o dia 7 de fevereiro de 2021 para se inscrever no Desafio Campus 2030, uma competição internacional que tem por objetivo promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. 

A proposta do desafio consiste na apresentação de ideias de como os campi universitários podem se tornar agentes de mudança sendo um local socialmente, economicamente e ambientalmente sustentável. A iniciativa é organizada pelo Centro de Informação das Nações Regional (UNRIC), localizado na Bélgica, a Agência Universitária de Francofonia e a plataforma Agorize, em parceria com a UNESCO.

A segunda edição do Campus 2030 surge como a oportunidade para estudantes e professores converterem o seu campus no modelo global de sustentabilidade. Os participantes devem formar equipes de 2 a 5 pessoas, podendo incluir discentes e docentes, e então desenvolver uma ideia com base em um dos seguintes temas: o campus na cidade; moradia estudantil; novos problemas educacionais; tópicos digitais na universidade.

A equipe deve produzir uma apresentação explicativa da ideia, com até 5 slides em inglês, e enviar por meio da plataforma online do desafio.

Os projetos serão revisados por um júri composto por representantes da ONU e da Agência Universitária da Francofonia (AUF), com base em critérios de originalidade, relevância, viabilidade, transversalidade ao incluir os ODS, e na diversidade da equipe. Dois membros das equipes selecionadas ganharão uma viagem paga, incluindo acomodação, para um programa de aprendizagem e treinamento profissional internacional.