Retorno Social do Investimento (SROI) é um método de análise de custo-benefício que avalia o impacto social, ambiental e econômico de um projeto ou programa. O uso dessa metodologia para atribuir valor às ações de sustentabilidade será tema de conferência virtual que a socióloga e coordenadora de projetos da Rede de Cooperação para Sustentabilidade, Catalisa, ​Heloísa Kavisnki, vai ministrar na próxima quarta-feira, 15 de junho, a partir das 19h.

A atividade integra a programação do Ciclo Avaliação de Ecoeficiência e Sustentabilidade Aplicada a projetos (Aesap), iniciativa de extensão mantida pelo Programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Escola de Engenharia da UFMG.​ A conferência será transmitida pela plataforma Microsoft Teams. As inscrições podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário.

O Retorno Social do Investimento é uma ferramenta que estabelece parâmetros e aspectos intangíveis do trabalho e mede as mudanças relevantes para as pessoas envolvidas. Com isso, é possível atribuir valor financeiro ao impacto social e ambiental gerados na execução de um projeto. Esses impactos podem ser de natureza positiva ou negativa e são dimensionados por meio de índices, como número de empregos gerados, variação dos preços dos insumos, diminuição do analfabetismo, aumento do número de árvores na propriedade ou recuperação das nascentes.​ A metodologia leva em conta todas as partes envolvidas ou afetadas em um projeto e incorpora processos com resultados e a observação deles.​​

Retorno do investimento: para medir os impactos socioambientais de um projeto é necessário consultar as partes interessadas Foto | Combase – Divulgação

No evento, Kavinski compartilhará a experiência que possui em vinte e cinco anos com projetos socioambientais em empresas, setor público e terceiro setor.​​​ “O SROI conta a história de como as mudanças estão sendo criadas ao medir os resultados sociais, ambientais e econômicos e utiliza valores monetários para representá-los”​, comenta a socióloga, que é mestre em sustentabilidade e desenvolvimento.

O ciclo Aesap
O Ciclo Aberto Aesap é uma iniciativa que surgiu na disciplina Avaliação de ecoeficiência e sustentabilidade aplicada a projetos, do curso de pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Escola de Engenharia da UFMG. Seu objetivo é oferecer espaço de comunicação entre a academia e a sociedade para tratar de ferramentas de avaliação da sustentabilidade em processos, produtos e serviços.

Os encontros do Ciclo Aberto são oferecidos pelo Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA). Os vídeos das edições anteriores estão disponíveis no Ciclo Aesap no YouTube​.

Outras informações sobre o Ciclo Aesap podem ser solicitadas pelo e-mail: ciclo.aesap@gmail.com.

Retorno Social do Investimento é tema do próximo evento Aesap
Cartaz de Divulgação