O uso de fontes renováveis de energia não é algo novo, principalmente no contexto brasileiro que desde os primórdios tem sua matriz predominante renovável, porém focada apenas em uma fonte: a energia hidráulica captada em grandes centrais hidroelétricas. Mais recentemente no mundo, incluindo o Brasil, tem crescido a diversidade do uso de fontes renováveis, também chamadas fontes alternativas de energia. Nesse contexto tem-se novas tecnologias de sistemas de conversão com o uso da energia eólica, fotovoltaica, heliotérmica, biomassa e também a energia hidráulica, porém em pequenas centrais hidrelétricas (PCH).

Essas fontes de energia representam novas formas de geração, ocasionando novas formas de operação e integração com a rede elétrica, como, por exemplo, o desenvolvimento da Geração Distribuída (GD). O elevado volume de investimentos por parte das concessionárias de energia e de órgãos governamentais atrelados às regulamentações da ANEEL no que diz respeito à chamada GD, representa uma necessidade de aprimoramento dos profissionais do setor e formação de especialistas para esse mercado em expansão. A previsão é que até 2030 a participação de fontes renováveis, excluindo a hidráulica, representará 33% da matriz energética brasileira (fonte: Plano Decenal de Expansão de Energia 2030, EPE). Acresce-se o grande apelo em relação aos aspectos positivos ao meio ambiente do uso de fontes renováveis de energia, maximizando sua importância.

Nesse contexto, a Especialização em Fontes Renováveis: Geração, Operação e Integração vem oferecer uma formação específica que contempla todos esses temas, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados. O curso é ofertado pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG, contando com professores com larga experiência em cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. O objetivo principal do curso é capacitar e qualificar profissionais no tema energias renováveis e suas vertentes.

Foram ofertadas, desde 2018, 4 turmas presenciais. No ano de 2024 foi ofertada a primeira turma no formato EAD, formato que será repetido para a oferta prevista para o primeiro semestre de 2025. Na modalidade EAD temos um encontro por semestre onde os alunos podem interagir, são realizadas visitas técnicas e práticas de laboratório. Ao final o aluno desenvolve um trabalho de conclusão relacionado ao tema da especialização orientado por um professor doutor. Até o momento tem-se 45 defesas de monografia de alunos que já concluíram e temos 25 alunos em curso. Dos concluintes houveram 5 que ingressaram em programas de mestrado da UFMG ou de outras universidades, mostrando a potencialidade de um curso como esse na continuidade dos estudos.

Responsável:

Prof. Victor Flores Mendes

ODS Relacionados: