O evento ocorrerá nos dias 9 e 10 de agosto e nesta primeira edição conta com a participação de profissionais das áreas de Engenharia Sanitária e Civil, Geologia, Engenharia Elétrica, Administração, Ciências Biológicas e Medicina Veterinária.

A participação é gratuita, não sendo necessária a inscrição. A transmissão será realizada pelo canal do YouTube da CAC.

 

Programação:

9 de agosto, 10h às 11h30

Descrição:

A conferência abordará o histórico do processo de consolidação da Estação Ecológica como área protegida, bem como seus valores culturais e naturais. Serão abordados também os aspectos biogeográficos, a importância socioambiental e os desafios de gestão da área. Por fim, serão apresentados projetos e ações de sustentabilidade vinculados à EEco, cujo alcance extrapola os limites da área.

Clique aqui para acessar a transmissão.

Conferencistas:

9 de agosto, 14h às 15h30

Descrição:

Desde 2018, nomeada pela Reitoria, a Comissão Permanente de Políticas para Animais da UFMG trabalha por um manejo ético populacional dos cães e gatos presentes nos campi, bem como monitora animais silvestres. Serão  apresentados metodologia e resultados do trabalho organizado e executado de maneira coletiva, sempre embasado pela ciência.

Clique aqui para acessar a transmissão.

Conferencistas:

10 de agosto, 10h às 11h30

Descrição:

Apresentação do Projeto Oásis,  projeto de investigação técnico-científica com o objetivo de reduzir gastos de energia elétrica por meio da instalação de sistemas de minigeração de energia, a constituição de uma minirrede e a gestão técnico-comercial da energia. Utilizando o campus da Pampulha da UFMG, são contempladas a instalação de unidades distribuídas de geração baseadas na tecnologia fotovoltaica, nas microturbinas a gás operando em cogeração qualificada e no armazenamento da energia elétrica. Por meio da iniciativa, a UFMG promove a criação de uma plataforma de estudo de uma minirrede, além da investigação de diferentes tecnologias utilizadas para geração e armazenagem.

Clique aqui para acessar a transmissão.

Conferencistas:

10 de agosto, 14h às 15h30

Descrição:

Apresentação do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento que visa a interferir no abastecimento de água do campus da UFMG, em termos da inserção de novos mananciais subterrâneos e da instalação de equipamentos de redução do consumo de água nos banheiros. Em primeira instância, serão contempladas as Unidades Escola de Veterinária, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Ciências Exatas e Escola de Engenharia, que responderam em 2019 por aproximadamente 32% do consumo de água do campus. Dessa forma, intenta-se reduzir o dispêndio de recursos financeiros atualmente destinados à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA).

Clique aqui para acessar a transmissão.

Conferencistas:

A organização do evento é coordenada pela Comissão Permanente de Gestão Energética, Hídrica e Ambiental (CPGEHA) com apoio técnico da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e do Centro de Comunicação da UFMG (CEDECOM).