O ensino na UFMG é ofertado pelas suas 21 diferentes unidades acadêmicas, que se organizam em departamentos e cursos. As únicas exceções são a Faculdade de Letras e o Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, que não têm departamentos. Todas as unidades são, entretanto, sedes dos 91 cursos de graduação da UFMG.

Para entender um pouco mais o funcionamento das unidades:

  • A unidade acadêmica é administrada pela Congregação e tem como dirigente máximo o(a) diretor(a);
  • Os departamentos, por sua vez, têm como instância decisória a Câmara Departamental, que é presidida pelo(a) chefe de departamento;
  • Nos espaços dos departamentos é que são desenvolvidas as atividades acadêmicas que compõem o currículo dos cursos da UFMG (exceto no caso da Faculdade de Letras e do Instituto de Ciências Agrárias, como já foi dito);
  • O departamento é que indica os(as) professores(as) responsáveis por ministrar cada disciplina. Contudo, quem planeja e autoriza as atividades propostas são os colegiados de cada curso.

Neste início de convivência com a UFMG, o órgão que mais merece sua atenção é o colegiado de curso, composto de representantes de professores(as) e estudantes. É ele que vai determinar, num primeiro momento, as questões relacionadas com o percurso do(a) estudante na Universidade.

Veja aqui a relação de todas as unidades acadêmicas.