O Sistema de Bibliotecas da UFMG é constituído por 25 bibliotecas setoriais que abrigam mais de 1 milhão de itens como livros, monografias, teses, dissertações, partituras, DVDs, mapas, e-books, documentos, obras raras dos séculos XVI ao XX, disponíveis para as comunidades interna e externa. A Biblioteca Universitária preparou o Guia do Usuário com todas as informações sobre como começar a utilizar os serviços do Sistema de Bibliotecas.

Você poderá ter acesso ao Sistema de Bibliotecas por meio da sua Carteira de Identificação da UFMG, que será entregue pelo colegiado ou pela secretaria do curso. Para efetivar o cadastro, novos usuários do Sistema de Bibliotecas da UFMG devem realizar treinamento on-line e encaminhar o certificado de conclusão para a biblioteca da unidade acadêmica.

Empréstimo e devolução

Desde o início da pandemia da covid-19, o Sistema de Bibliotecas da UFMG está oferecendo, de modo remoto (on-line), serviços como envio de nada consta e ficha catalográfica, quitação de multas, treinamentos on-line, cadastro de novos usuários, empréstimo e devolução agendados, entre outros. 

Clique aqui para saber mais sobre cada um desses serviços.

Os técnicos da BU estão disponíveis, por Skype (suporteapesquisa@gmail.com), para passar orientações sobre fontes de informação, revisão bibliográfica, estratégias de busca, gerenciadores bibliográficos, Sistema Qualis, fator de impacto e Índice H, entre outros assuntos relacionados à pesquisa científica. Informações sobre o uso do Portal Capes e suas bases de dados podem ser solicitadas pelo e-mail setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br.

As atividades estão sendo divulgadas no perfil do Sistema de Bibliotecas  no Instagram. Mais informações podem ser obtidas no site da Biblioteca Universitária e pelo e-mail dir@bu.ufmg.br.

Livros eletrônicos

Fique atento(a) aos informativos da Biblioteca Universitária e visite o site.

Serviços remotos

O Sistema de Bibliotecas mantém, de forma remota, os serviços de comutação e normalização bibliográfica, elaboração de fichas catalográficas, emissão de nada consta e treinamentos on-line sobre o Portal de Periódicos da Capes, bases de dados e outros assuntos relacionados à pesquisa.

Os treinamentos são transmitidos pelo canal  Suporte à Pesquisa UFMG no YouTube, e as demais palestras, no canal Biblioteca Universitária UFMG. A BU também oferece orientação para realização de pesquisas via e-mail (setorperiodicoscapes@bu.ufmg.br), telefone (31) 3409-4627 ou Skype Suporte à Pesquisa UFMG. Todas essas atividades são divulgadas nos perfis da Biblioteca  no Instagram e no Facebook da Biblioteca.