As Normas Gerais de Graduação (NGG) regulamentam os cursos de graduação e orientam sobre questões como a estrutura curricular, a gestão dos cursos, a matrícula, o trancamento, o desempenho acadêmico, entre outras.

Para mais informações acesse o site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). Lá você também consegue assistir uma série de cinco vídeos que explicam algumas das normas.

A solicitação online de matrícula é feita todo semestre (período letivo) pelo(a) estudante, por meio do sistema minhaUFMG ou do aplicativo SigaUFMG, disponível para Android e IOS. A matrícula do primeiro período letivo (semestre) do(a) aluno(a) é automática e realizada após o registro acadêmico. As disciplinas do primeiro ciclo acadêmico são compostas por atividades obrigatórias.

Sendo assim, a partir da matrícula do segundo período, o(a) estudante pode decidir algumas das disciplinas que irá cursar. A escolha se dá entre as disciplinas optativas tanto de seu curso (núcleo específico) quanto de outras graduações (núcleo geral, complementar e avançado). Por esse motivo, o percurso universitário não é igual para todos os(as) estudantes de um mesmo curso. Isso acontece por essa liberdade de escolha de algumas disciplinas, segundo interesses pessoais e prioridades.

Fique atento: Durante seu primeiro ciclo acadêmico, consulte o Colegiado para compreender cada uma das opções possíveis de atividades curriculares. Dessa forma, quando for realizar a matrícula do segundo período, estará ciente das possibilidades existentes, optando pelo percurso acadêmico que julgar mais interessante para sua formação. Existem alguns pré-requisitos que devem ser respeitados no requerimento de matrícula. Além de levar em conta a sequência de atividades previstas no seu currículo, preste atenção nos limites mínimo e máximo de créditos que devem ser cursados em cada período letivo.

Em caso de dúvidas, consulte as normas e sempre procure o colegiado.

Cada atividade acadêmica curricular realizada durante o seu percurso vale uma determinada quantidade de créditos, que se acumulam ao longo da graduação.

Além dos créditos adquiridos por meio do cumprimento das disciplinas previstas na sua grade curricular, você conquista outros participando de atividades acadêmicas complementares, de eventos científicos e culturais, de pesquisas de estágios profissionais, de projetos de extensão, entre outras possibilidades. Consulte seu colegiado para entender como os créditos são distribuídos em seu curso.

Em muitos casos, estudantes podem se sentir prejudicados(as) nas decisões que são tomadas com base nas legislações acadêmicas. Todos(as) possuem o direito de recorrer de uma decisão, por meio de recurso.

O prazo para recurso é de até 10 (dez) dias corridos, contados a partir do momento em que o(a) estudante teve ciência da tal decisão ou da sua divulgação pública nos seguintes órgãos:

  • Colegiado de Curso;
  • Congregação da Unidade Acadêmica;
  • Câmara de Graduação ou Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Mais informações sobre o tema você encontra no Regimento Geral da Universidade e na Resolução do Conselho Universitário nº 13/2010.

É uma atividade acadêmica curricular, obrigatória ou não, que complementa e aprimora a formação acadêmica do(a) estudante. Na UFMG, é a Resolução Cepe nº 02/2009, que regulamenta o estágio em cursos de graduação. Mais informações se encontram disponíveis no site da Prograd.

Já pensou cursar disciplinas do mestrado ou doutorado enquanto estiver fazendo a sua graduação? Na UFMG, isso é possível. Quem sabe esse não é o pontapé inicial para pensar numa futura pós-graduação? E o estudante pode ainda integralizar parte dos créditos no percurso acadêmico. A oferta dos grupos de disciplinas de formação avançada é regulamentada pelos colegiados de graduação e de pós-graduação de cada curso.

Outra oportunidade para a integralização de créditos está na formação em extensão universitária. Por lei, 10% dos créditos exigidos para a integralização de cursos de graduação devem ser obtidos por meio da participação de estudantes em ações de extensão universitária. Dessa forma, estudantes vivenciam as realidades regionais, nas dimensões social, cultural, ambiental e econômica.

Trata-se de um tipo especial de formação complementar com o objetivo de desenvolver no(a) estudante senso crítico por meio de um estudo aprofundado de importantes temáticas da sociedade. São ofertadas nove formações transversais:

• Acessibilidade e Inclusão
• Culturas em Movimento e Processos Criativos
• Direitos Humanos
• Divulgação Científica
• Empreendedorismo e Inovação
• Estudos Internacionais
• Gênero e Sexualidade – Perspectivas Queer/LGBTI
• Relações Étnico-raciais, História da África e Cultura Afro-brasileira
• Saberes Tradicionais

Para mais informações, procure a Secretaria das Formações Transversais, pelo telefone: (31) 3409-6590 ou por email: transversal@prograd.ufmg.br.

A Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, conhecida como GIZ, oferece o Percurso Discente Universitário (PDU), que visa aprimorar as habilidades do(a) estudante de graduação no desenvolvimento de sua autonomia na vida acadêmica, por meio de oficinas e minicursos que contribuem com a formação acadêmica do(a) estudante recém-chegado(a).

Acesse o site do GIZ para conhecer melhor as oportunidades.