Principal universidade do estado, a UFMG conta com uma série de equipamentos culturais, científicos, esportivos e de lazer.
Aproveite!

Campus Cultural UFMG em Tiradentes

Conjunto de instituições destinadas à pesquisa em museologia, arquivologia, história, conservação e restauração de bens móveis, entre outras áreas. O campus é composto de quatro prédios históricos: o Museu Casa Padre Toledo, as antigas Câmara Municipal e Cadeia Pública e o Centro de Estudos, Galeria e Biblioteca Miguel Lins. Todos eles pertencem à Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA), controlada integralmente pela UFMG desde 2008. Acompanhe a programação no site do Campus Cultural.

Centro Cultural UFMG

Espaço de produção e difusão cultural, o Centro oferece oficinas, cursos, teatro, cinema, exposições e encontros. Localizado na Avenida Santos Dumont, 174, centro de Belo Horizonte, o espaço conta também com projetos permanentes, como o Museu Vivo Memória Gráfica, que tem o objetivo de preservar as técnicas relacionadas à produção do livro. Mais informações se encontram no site ou no telefone (31) 3409-8290.

Conservatório UFMG

Desde 2000, o espaço que abrigava a antiga Escola de Música no centro de Belo Horizonte foi transformado em um complexo cultural. Localizado na Avenida Afonso Pena, 1.534, o Conservatório UFMG conta com programação musical composta de projetos dedicados à música erudita e popular. As apresentações são gratuitas ou oferecidas a preços populares. A programação está sempre disponível no site do Conservatório UFMG. Mais informações no telefone (31) 3409-8300.

Espaço do Conhecimento UFMG

Integrante do Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Espaço do Conhecimento UFMG abriga Terraço Astronômico, Fachada Digital, Planetário e ambientes expositivos. Com programação diversificada, o espaço funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Na quinta-feira, o horário se estende até as 21 horas, com as atividades do Planetário. Mais
informações estão disponíveis no site ou no telefone (31) 3409-8350.

Centro Esportivo Universitário (CEU)

Destinado a esportes e lazer, o Centro Esportivo Universitário ocupa área de 176 mil metros quadrados na região da Pampulha. O CEU é equipado com piscinas olímpica (em reforma) e semiolímpica, quadras poliesportivas, áreas de lazer, cantina e espaço de diversão para crianças. Oferece cursos de tênis, Tai Chi Chuan e Kung Fu e abriga as instalações do Centro de Treinamento Esportivo, que recebeu parte da delegação britânica durante as Olimpíadas de 2016. Funciona de terça a sexta-feira, das 7h às 21h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h30. A taxa de adesão para novos(as) estudantes é de R$ 10,00 por semestre. Mais informações podem ser encontradas no site ou nos telefones (31) 3409-2374 e 3409-2375.

Estação Ecológica

Situada no campus Pampulha, a Estação Ecológica é um dos maiores espaços verdes da cidade de Belo Horizonte, com 14 hectares – mais de um milhão de metros quadrados. Oferece atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de ser ambiente propício para a realização de caminhadas e outras atividades de lazer. Mais informações estão em eeco@reitoria.ufmg.br, no telefone (31) 3409-2295 e 3409-2296 ou no site.

Museu de Ciências Morfológicas

Localizado no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), no campus Pampulha, o Museu de Ciências Morfológicas explora o organismo humano de forma sistêmica e interdisciplinar. O espaço abriga exposições didático-científicas permanentes, peças anatômicas, esculturas em gesso e resina, fotomicrografias de células e tecidos, embriões e fetos em diferentes
estágios de desenvolvimento. Mais informações no telefone (31) 3499-2776 ou no site.

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB)

Localizado no interior de uma mata de 600 mil metros quadrados no bairro Sagrada Família, região leste de Belo Horizonte, o espaço promove atividades científicas e culturais. Entre as suas atrações, está o Presépio do Pipiripau, uma das principais obras do artesanato popular de Belo Horizonte. Mais informações no site ou pelos telefones (31) 3409-7600 e 3461-7650.

Observatório Astronômico Frei Rosário

Situado no alto da Serra do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, no município de Caeté, a cerca de 60 quilômetros de Belo Horizonte, o observatório recebe visitas agendadas de estudantes e de grupos. Mais informações no telefone (31) 3409-5679 ou pelo e-mail astrovis@fisica.ufmg.br.