Cada uma das Unidades Acadêmicas da UFMG tem um Centro de Extensão (Cenex). Esses órgãos executam a gestão da política de extensão nas Unidades, em consonância com a política geral de extensão universitária. Por meio das ações desenvolvidas pelo Cenex, os estudantes podem participar das ações de extensão da UFMG.

Conheça os Cenex da UFMG.

O Percurso Discente Universitário (PDU) é uma ação focada no desenvolvimento de habilidades e letramento científico, incentivando a construção da autonomia dos estudantes dentro do meio acadêmico, por meio de diversas oficinas, como: oficinas introdutórias de escrita acadêmica, mapas conceituais, redes de aprendizagem, cuidados com a voz, planejamento de jogos digitais em contexto educativo e produção de vídeos.

Confira mais informações sobre o PDU no site do GIZ.

Empresas juniores são organizações constituídas por alunos de graduação e destinadas a serem espaços formativos para o empreendedorismo e profissionalização em vinculação com a sociedade. Elas oferecem serviços a baixo custo nas diversas áreas do conhecimento, e as atividades dos alunos são orientadas por professores da Universidade.

A qualidade do trabalho discente e sua oferta regular por meio das empresas juniores constituem aspectos positivos para o desenvolvimento local e para a cultura empreendedora. Em 2020, foi instituído o Comitê de Empresas Juniores (Coej), vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex), para acompanhar e orientar a política institucional para o segmento.

Conheça as empresas.

A comunidade da UFMG tem acesso aos serviços gratuitos disponibilizados pela Microsoft para a utilização dos softwares Office 365 (Word, Excel, PowerPoint e OneNote) e do Microsoft Teams.

Para acessar esses recursos utilize o seu endereço de e-mail @ufmg.br como endereço de e-mail escolar. Obrigatoriamente ele é o seu login no portal minhaUFMG, acrescido de @ufmg.br.

As instruções mais detalhadas, clique aqui. Conheça também o FAQ do serviço.

As universidades públicas no Brasil, principalmente as do sistema federal de ensino superior, organizam-se de maneiras muito parecidas, num modelo em que predominam as decisões de órgãos colegiados. Isso significa dizer que toda decisão tomada pela Universidade leva em conta o diálogo entre representantes de seus diversos segmentos, em espaços de encontro e debate.

No caso da UFMG, há dois colegiados superiores diretamente responsáveis pelas questões acadêmicas: o Conselho Universitário, que estabelece as principais linhas políticas da Universidade, e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que coordena a política acadêmica da Instituição.

A estrutura da Reitoria – órgão básico da Administração Central da Universidade – conta, também, com as pró-reitorias, as diretorias, as coordenadorias e demais instâncias administrativas, que transformam as decisões do Conselho Universitário e do Cepe em políticas e ações.

A organização da UFMG inclui, ainda, unidades acadêmicas e unidades especiais – espaços destinados a aulas, pesquisas e projetos. Departamentos e cursos, por sua vez, são subordinados a essas unidades acadêmicas. Cada curso é administrado por um colegiado, cuja autoridade máxima é o(a) coordenador(a). Cada estudante é diretamente vinculado(a) ao colegiado do seu curso.

Algumas das instâncias da Reitoria que mantêm uma relação muito próxima com estudantes da graduação são:

Pró-reitoria de Graduação (Prograd) que tem o papel de coordenar, em articulação com as Unidades de Ensino e com os órgãos da Administração Central, a formulação e a implementação de políticas para o ensino de graduação e as atividades dos órgãos executores dessas políticas. Seu principal objetivo é criar condições favoráveis à melhoria do funcionamento da vida acadêmica e da qualidade dos cursos oferecidos pela UFMG. Clique aqui para acessar a página da Prograd destinada especialmente aos estudantes.

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) é responsável por elaborar, coordenar e avaliar políticas que contribuam para a permanência e o percurso acadêmico de estudantes, segundo os princípios de igualdade de oportunidades e de equidade de direitos na UFMG.

Pró-reitoria de Extensão (Proex) é responsável por acompanhar, avaliar, articular, divulgar e coordenar as ações de extensão, de acordo com as deliberações do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Para essa atividade, a Pró-reitoria conta com os Centros de Extensão, em sua maioria vinculados a Unidades Acadêmicas ou Unidades Especiais da Universidade.

Pró-reitoria de Cultura (Procult) é responsável pela gestão, coordenação, promoção, desenvolvimento e difusão da produção e da política cultural da UFMG. Também é responsável pela gestão dos espaços culturais da Reitoria como o Centro Cultural UFMG, o Conservatório UFMG, o Espaço do Conhecimento UFMG e o Campus Cultural UFMG em Tiradentes.

Diretoria de Relações Internacionais (DRI) é um órgão assessor vinculado ao Gabinete do(a) Reitor(a). Tem como competência coordenar as ações institucionais voltadas à cooperação e ao intercâmbio desta Universidade com outras instituições de ensino superior, de pesquisa ou de fomento, sediadas em outros países ou que tenham atuação internacional.

Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) é responsável por cuidar para que os registros e os controles acadêmicos sejam realizados de maneira correta, de acordo com a legislação educacional e as normas internas da Instituição. Os registros e controles acadêmicos começam no ingresso do estudante na Instituição e terminam com a expedição do diploma.

Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) tem como responsabilidade a proposição, organização, coordenação e execução de ações para assegurar a inclusão de pessoas com deficiência à vida acadêmica e profissional.

Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ): é a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-reitoria de Graduação – Prograd. Trata-se de uma instância criada para se pensar práticas novas e melhores de educação.

Ouvidoria UFMG órgão mediador com o papel institucional de zelar pelo direito à manifestação e à informação do cidadão.

O ensino na UFMG é ofertado pelas suas 21 diferentes unidades acadêmicas, que se organizam em departamentos e cursos. As únicas exceções são a Faculdade de Letras e o Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, que não têm departamentos. Todas as unidades são, entretanto, sedes dos 91 cursos de graduação da UFMG.

Para entender um pouco mais o funcionamento das unidades:

  • A unidade acadêmica é administrada pela Congregação e tem como dirigente máximo o(a) diretor(a);
  • Os departamentos, por sua vez, têm como instância decisória a Câmara Departamental, que é presidida pelo(a) chefe de departamento;
  • Nos espaços dos departamentos é que são desenvolvidas as atividades acadêmicas que compõem o currículo dos cursos da UFMG (exceto no caso da Faculdade de Letras e do Instituto de Ciências Agrárias, como já foi dito);
  • O departamento é que indica os(as) professores(as) responsáveis por ministrar cada disciplina. Contudo, quem planeja e autoriza as atividades propostas são os colegiados de cada curso.

 

Neste início de convivência com a UFMG, o órgão que mais merece sua atenção é o colegiado de curso, composto de representantes de professores(as) e estudantes. É ele que vai determinar, num primeiro momento, as questões relacionadas com o percurso do(a) estudante na Universidade.

Veja aqui a relação de todas as unidades acadêmicas.

O Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom) é o principal núcleo de comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais. Ele articula ações, experiências e estruturas – de comunicação e informação – que possam fortalecer a imagem institucional da UFMG.

Também cabe ao Cedecom a gestão das mídias próprias, o desenvolvimento de campanhas e projetos institucionais e o relacionamento com a imprensa e outras mídias.

Acesse aqui as últimas produções do Cedecom.

 

Conheça também os canais de comunicação:

  • Portal UFMG (Notícias, Fique Atento, Agenda, Releases)

Encontre nesta página o número de telefone do setor com o qual deseja entrar em contato.