O Percurso Discente Universitário (PDU) é uma ação focada no desenvolvimento de habilidades e letramento científico, incentivando a construção da autonomia dos estudantes dentro do meio acadêmico, por meio de diversas oficinas, como: oficinas introdutórias de escrita acadêmica, mapas conceituais, redes de aprendizagem, cuidados com a voz, planejamento de jogos digitais em contexto educativo e produção de vídeos.

Confira mais informações sobre o PDU no site do GIZ.

O apoio aos Projetos Estudantis é um dos três eixos de atuação da PRAE. Estudantes podem obter financiamento para desenvolver projetos acadêmicos em seus cursos de graduação, elaborados e executados por eles, enriquecendo sua formação.

Saiba mais sobre o projeto, no site da PRAE.

Cada uma das Unidades Acadêmicas da UFMG tem um Centro de Extensão (Cenex), que conta com coordenador e estrutura administrativa. Esses órgãos executam a gestão da política de extensão nas Unidades, em consonância com a política geral de extensão universitária.

Por meio das ações desenvolvidas pelo Cenex, os estudantes podem participar das ações de extensão da UFMG. Compete à Proex, em colaboração com os Cenex, induzir e articular as ações de extensão desenvolvidas no âmbito das Unidades Acadêmicas.

Conheça os Cenex da UFMG.

Empresas juniores são organizações constituídas por alunos de graduação e destinadas a serem espaços formativos para o empreendedorismo e profissionalização em vinculação com sociedade. Elas oferecem serviços a baixo custo nas diversas áreas do conhecimento, e as atividades dos alunos são orientadas por professores da Universidade.

A qualidade do trabalho discente e sua oferta regular por meio das empresas juniores constituem aspectos positivos para o desenvolvimento local e para a cultura empreendedora. Em 2020, foi instituído o Comitê de Empresas Juniores (Coej), vinculado à Pró-reitoria de Extensão (Proex), para acompanhar e orientar a política institucional para o segmento. Nesse mesmo ano, foi publicada a resolução que estabelece normas para o reconhecimento de empresas juniores no âmbito da UFMG.

Conheça as empresas.

O esporte universitário na UFMG é organizado por Atléticas que promovem diversas modalidades esportivas no âmbito das unidades acadêmicas. Reunidas, formam a Liga das Atléticas da UFMG, associação sem fins lucrativos de apoio ao esporte que organiza, entre os alunos, competições gerais como o InterUFMG e as Calouríadas. Conheça as Atléticas da UFMG e saiba como participar das atividades esportivas.

Consulte os horários e trajetos das linhas internas de ônibus no campus Pampulha. O transporte é gratuito.

Encontre nesta página o número de telefone do setor com o qual deseja entrar em contato.

Saiba como fazer contato com os serviços de segurança existentes nos campi da UFMG.