4° Festival de Verão da UFMG

Sentidos do Conhecimento

Universidade Federal de Minas Gerais

12 a 16 de fevereiro - Carnaval 2010
Escola de Arquitetura da UFMG
Rua Paraíba, 697 - Funcionários - Belo Horizonte

Notícias

Apenas duas oficinas ainda oferecem vagas

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Das 21 oficinas oferecidas no Festival de Verão UFMG 2010, apenas duas ainda oferecem vagas: Hoje o samba saiu – histórias de carnaval e Modelos matemáticos e computacionais para animar e entender a biodiversidade.

O objetivo da oficina Hoje o samba saiu – histórias de carnaval, que será ministrada pelo professor da UFMG Rodrigo Minelli, é investigar as formas contemporâneas de produção audiovisual, utilizando-se de recursos tais como a ressignificação de found footage (imagens achadas), remixagem, produção com mídias móveis e georreferenciação. Durante as aulas, será produzido um audiovisual sobre a cidade de Belo Horizonte nos tempos de carnaval. Os participantes serão estimulados a levar imagens e sons de “outros carnavais” para a produção coletiva.

O público-alvo é formado por estudantes e interessados em produção audiovisual e novas tecnologias. Os participantes devem levar fotografias, vídeos, discos e materiais relativos ao carnaval, de preferência antigos. É desejável que utilizem também câmeras de vídeo digitais, máquinas fotográficas e telefones celulares com câmeras.

Biodiversidade

O que faz com que populações de plantas e animais cresçam, se estabilizem ou declinem? E como a matemática pode nos ajudar a representar e entender esses processos? O tema será abordado na oficina Modelos matemáticos e computacionais para animar e entender a biodiversidade, a cargo do professor da UFMG José Eugênio Côrtes Figueira. Como prática, será estudado o mecanismo de dispersão e os efeitos do alastramento de uma população de plantas parasitas sobre a flora do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

A oficina é dirigida especialmente a estudantes e profissionais interessados em ecologia, preferencialmente graduados ou que tenham o ensino médio completo, com algum conhecimento em ecologia e matemática. Para a prática de campo, os participantes devem levar lanche, boné, bota, cantil, caderneta de campo, caneta, protetor solar e perneiras.

Inscrições

O Festival de Verão será realizado de 12 a 16 de fevereiro e é uma alternativa para as pessoas que não pretendem participar das festas de carnaval. Serão oferecidas 21 oficinas em diversas áreas do conhecimento, além de programação artística e Cine 0800.

Para efetuar a inscrição nas oficinas, basta acessar o site da Fundep ou realizar o procedimento nos postos da Fundação, localizados no campus Pampulha – avenida Antônio Carlos, 6.627, Praça de Serviços, loja 7 – e no Conservatório UFMG – avenida Afonso Pena, 1.534, Centro de Belo Horizonte, das 8h às 18h. O valor da inscrição é de R$ 20 por oficina. Menores de 18 anos devem apresentar cópia da certidão de nascimento e autorização dos pais ou responsáveis.

De acordo com o professor Maurício Campomori, titular da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, responsável pela organização do evento, os professores das oficinas cujas vagas já estão esgotadas estão sendo consultados sobre a possibilidade de abertura de novos postos. Até a próxima sexta-feira, dia 5, deverá haver uma definição sobre a oferta de mais algumas vagas.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-5511 ou pelo e-mail info@dac.ufmg.br.

Oficinas

Hoje o samba saiu – histórias de carnaval
Vagas: 12
Carga horária: 20 horas-aula
Período: 13 a 16 de fevereiro
Horário: 14h às 18h30
Local: Escola de Arquitetura

Modelos matemáticos e computacionais para animar e entender a biodiversidade
Vagas: 20
Carga horária: 20 horas-aula
Período: 13 a 16 de fevereiro
Horário: 14h às 18h30
Locais: Escola de Arquitetura (dias 13, 14 e 16) e Serra do Rola Moça (dia 15)

Todas as notícias sobre o 4º Festival de Verão