Mostra de obras do acervo artístico da UFMG será aberta hoje, no saguão da Reitoria
  • 03
  • 05
Escultura de Leandro Gabriel, de 2016. Foto: Lucas Braga/ UFMG

Será aberta nesta quarta-feira, dia 3, a exposição Olhar revisitado: reencontros e novas afetividades, com 32 obras – entre pinturas, esculturas, fotografias e desenhos – do acervo artístico da UFMG. A mostra, que integra as comemorações dos 90 anos da Universidade, possibilita que a comunidade acadêmica e os próprios artistas revejam esse importante patrimônio cultural em poder da instituição.

O professor Rodrigo Vivas, da Escola de Belas Artes e coordenador da exposição, explica que a seleção das peças foi realizada por duas vias. Pela perspectiva Reencontros, artistas que já possuem obras no acervo da Universidade – como Jarbas Juarez, Andrea Lanna, Hélio Siqueira, Maria Helena Andrés, Carlos Wolney e Liliane Dardot – foram convidados a agregar novas produções, de forma a estabelecer diálogos sincrônicos ou diacrônicos, congruentes ou contraditórios entre as obras.

“Imagine uma artista que tenha doado uma obra sua para a Universidade na década de 1970, como Yara Tupynambá. Desde então, ela teve pouco ou mesmo nenhum contato com essa produção. A ideia, então, foi convidar esses artistas a voltar a conversar com essas obras, por meio de trabalhos mais contemporâneos”, explica Rodrigo Vivas.

Pelo segundo eixo, Novas afetividades, artistas contemporâneos que não têm trabalhos no catálogo da UFMG foram chamados a estabelecer diálogos entre produções suas e as obras do acervo de autoria de artistas que já morreram.

“Estamos falando de nomes como Inimá de Paula, Guignard, Celso Renato e o alemão Friedrich Hagedorn, de quem possuímos nove aquarelas do século 19. Com a exposição, estamos colocando a obra desses grandes nomes para ‘conversar’ com artistas contemporâneos como Mário Azevedo, Domingos Mazzilli, Leandro Gabriel, Daniel Moreira, Paulo Miranda, Sérgio Vaz e Paulo Baptista”, enumera Fabrício Fernandino, professor da Escola de Belas Artes que divide com Rodrigo Vivas a curadoria da exposição.

Olhar revisitado: reencontros e novas afetividades ocupará o Espaço Expositivo da Reitoria (saguão do prédio). A inauguração oficial está marcada para as 18h. A temporada de visitação vai até 16 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A edição desta semana do Boletim traz reportagem sobre a exposição e o acervo artístico da UFMG.

Mais Notícias
Frame do vídeo: Formatura da primeira turma de Engenharia da UFMG completa 100 anos (https://youtu.be/3VVDx7-8meo). TV UFMG
  • 29 mar 2017
  • 0
Nesta quarta-feira, completaram-se 100 anos da colação de grau da primeira turma de estudantes da Escola de Engenharia da UFMG. Por meio dos familiares, os nove...
'Teaser' resume série da TV UFMG sobre os 90 anos
  • 8 set 2017
  • 0
A série 90 anos de histórias, produzida pela TV UFMG, reuniu, nos últimos meses, depoimentos de pessoas que foram transformadas por suas experiências na UFMG,...
Montagem de infraestrutura para o evento provoca mudança na circulação de veículos no campus Pampulha
  • 19 jun 2017
  • 0
A partir de quinta-feira, 15, e até o dia 15 de julho, circulação e estacionamento de veículos vão sofrer alterações na área central do campus...