Seminário que comemora 50 anos do Cedeplar encerra programação com quatro mesas-redondas
  • 01
  • 09
seminario-cedeplar

Quatro mesas-redondas – incluindo uma atividade especial sobre as relações entre população e economia – e minicurso são os destaques, na próxima semana, da programação do seminário internacional Um olhar para o futuro, que comemora os 50 anos de fundação do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas (Face).

Kevin Anderson. Arquivo pessoal

Na segunda-feira, 4, às 15h, o auditório 1 da Face abrigará a quinta mesa do evento, Releituras do marxismo: desenvolvimento desigual de países, as questões de gênero e novos regionalismos. Coordenada pelo professor Eduardo da Motta e Albuquerque, a mesa tem como convidados Kevin Anderson (foto ao lado), da Universidade da Califórnia (EUA), e os professores João Antonio de Paula e Leonardo de Deus, do Cedeplar.

Também na segunda, tem início minicurso, que se estende até quarta-feira, sobre a dimensão espacial na análise econômica. O ministrante é o professor Maurício Borges Lemos, ex-vice diretor do Cedeplar, que se valerá de conceitos de Marx e Alfred Marshall para analisar questões como a dinâmica centro-periferia, marginalização e outras vantagens comparativas urbanas.

Macroeconomia, política cambial e perspectivas de crescimento na América Latina é o tema da mesa de terça-feira, 5, com início às 15h. Os convidados são o professor da Universidade de Buenos Aires e pesquisador da área de economia do Centro de Estudios de Estado y Sociedad (Cedes) Roberto Frenkel e o professor da UFRJ André Modenesi. O debate será mediado pelos professores Gilberto Libânio e Marco Resende.

Sergio Margulis. Imperial College London

Mudanças climáticas, desenvolvimento e sustentabilidade é tema da mesa de quarta-feira, 6, a partir das 15h. Sergio Margulis [foto], considerado um dos principais especialistas em economia ambiental do Brasil, o pesquisador da Embrapa Eduardo Assad e o professor da UFMG Alisson Barbieri serão os debatedores. A mediação ficará a cargo do professor Edson Domingues, também da Face.

Fechando o seminário, na sexta-feira, 8, o Congresso Brasileiro de Economistas abrigará uma mesa especial sobre os 50 anos do Cedeplar. Os professores Eduardo Rios Neto, Mônica Viegas Andrade e Mario Rodarte, todos da Face, debaterão as relações entre população e economia, a partir das 9h, no Minascentro.

Interessados ainda podem se inscrever por meio deste link. Mais informações sobre as atividades estão disponíveis no site do seminário.

Mais Notícias
Livro escrito pelas duas pesquisadoras vai nortear a conferência. Foto: Renato Parada
  • 14 set 2017
  • 0
Heloisa Starling (à esquerda) e Lilia Schwarcz vão ministrar conferência sobre história do Brasil. Foto: Renato Parada / divulgação   Palestras têm temas diversos, e...
Laboratório no Departamento de Física: além da área de biotecnologia, patentes são geradas em diversas unidades. Foto: Foca Lisboa/ UFMG
  • 10 ago 2017
  • 0
Laboratório no Departamento de Física: além da área de biotecnologia, patentes são geradas em diversas unidades. Foto: Foca Lisboa/ UFMG   A UFMG é a...
Ciclo de Conferências UFMG, 90 anos. Fotos: Foca Lisboa / UFMG
  • 20 mar 2017
  • 0
Em uma época dominada pela atrofia da imaginação e da empatia, a literatura e a poesia ganham ainda mais importância. “Esse talvez seja um dos...