UFMG quer tornar os processos de trabalho mais solidários, diz pró-reitora adjunta
  • 27
  • 10
Leonor Gonçalves: mapeamento de habilidades, competências e capacitações. Foto: Foca Lisboa/ UFMG

A programação da Semana do Servidor no campus Pampulha foi oficialmente aberta na manhã desta terça-feira, 25, em solenidade no auditório da Reitoria. As atividades, que integram as comemorações dos 90 anos da Universidade, abordam processos de trabalho, relações interpessoais e gestão administrativa.

Segundo Leonor Gonçalves, pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, o evento está consolidado no calendário anual da Universidade. “Desde 2011, temos uma semana dedicada ao servidor, com a realização de oficinas e palestras, com temas de interesse do trabalhador da Universidade”, disse.

Ela explicou que, neste ano, precedendo a Semana do Servidor, foram realizadas oficinas com os trabalhadores da área administrativa para mapear os processos de trabalho em vários setores da Universidade.

“Ouvimos os servidores e mapeamos suas áreas. A intenção é continuar com esse trabalho para conhecermos como a UFMG funciona. Queremos tornar os processos de trabalho mais solidários”, completou.

Para Neide Dantas, coordenadora de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes), a Semana do Servidor é um momento importante de reflexão no contexto político atual.

“Tudo que ocorre na política impacta no nosso trabalho. Se a PEC 241/2016 for aprovada, teremos um grande desafio nos próximos 20 anos, uma vez que a proposta ameaça todas as conquistas obtidas pelos servidores nos últimos anos”, enfatizou.

Na opinião de Dalton Rocha Pereira, vice-presidente do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh), a Semana do Servidor oferece oportunidade para reflexões sobre as relações de trabalho. “Precisamos diminuir as arestas, para que a excelência da UFMG se torne mais evidente”, disse.

Mais Notícias
Reitor Jaime Ramírez reafirma o compromisso da UFMG com a educação como bem público, servindo aos propósitos do desenvolvimento do país
  • 24 out 2016
  • 0
A Universidade Federal de Minas Gerais é uma das novas signatárias da Magna Charta Universitatum, documento que se tornou referência para os valores e princípios...
BERTHIER
  • 10 out 2017
  • 0
 Em conferência, Berthier Ribeiro-Neto indicou caminhos para os estudantes empreenderem sua vida profissional   O professor Berthier Ribeiro-Neto, do Departamento de Ciência da Computação (DCC),...
Heinrich: edição dos originais de Marx e de sua correspondência. Foto: Divulgação
  • 22 maio 2017
  • 0
Heinrich: edição dos originais de Marx e de sua correspondência. Foto: Divulgação   Alemão Michael Heinrich faz conferência, nesta sexta-feira, sobre a atualidade de O...