UFMG quer tornar os processos de trabalho mais solidários, diz pró-reitora adjunta
  • 27
  • 10
Leonor Gonçalves: mapeamento de habilidades, competências e capacitações. Foto: Foca Lisboa/ UFMG

A programação da Semana do Servidor no campus Pampulha foi oficialmente aberta na manhã desta terça-feira, 25, em solenidade no auditório da Reitoria. As atividades, que integram as comemorações dos 90 anos da Universidade, abordam processos de trabalho, relações interpessoais e gestão administrativa.

Segundo Leonor Gonçalves, pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, o evento está consolidado no calendário anual da Universidade. “Desde 2011, temos uma semana dedicada ao servidor, com a realização de oficinas e palestras, com temas de interesse do trabalhador da Universidade”, disse.

Ela explicou que, neste ano, precedendo a Semana do Servidor, foram realizadas oficinas com os trabalhadores da área administrativa para mapear os processos de trabalho em vários setores da Universidade.

“Ouvimos os servidores e mapeamos suas áreas. A intenção é continuar com esse trabalho para conhecermos como a UFMG funciona. Queremos tornar os processos de trabalho mais solidários”, completou.

Para Neide Dantas, coordenadora de imprensa do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino (Sindifes), a Semana do Servidor é um momento importante de reflexão no contexto político atual.

“Tudo que ocorre na política impacta no nosso trabalho. Se a PEC 241/2016 for aprovada, teremos um grande desafio nos próximos 20 anos, uma vez que a proposta ameaça todas as conquistas obtidas pelos servidores nos últimos anos”, enfatizou.

Na opinião de Dalton Rocha Pereira, vice-presidente do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (Apubh), a Semana do Servidor oferece oportunidade para reflexões sobre as relações de trabalho. “Precisamos diminuir as arestas, para que a excelência da UFMG se torne mais evidente”, disse.

Mais Notícias
Estudantes participam da edição de 2015 da SBPC Jovem. Foto: Foca Lisboa
  • 21 jun 2017
  • 0
Estudantes participam da edição de 2015 da SBPC Jovem. Foto: Foca Lisboa   A feira de ciências UFMG Jovem, que vai integrar a programação da...
Centro de Microscopia. Fotos: Marina Gontijo / UFMG
  • 21 nov 2016
  • 0
Inaugurado há dez anos, o Centro de Microscopia foi a primeira materialização, na UFMG, da concepção epistemológica segundo a qual grandes saltos na ciência seriam...
Corrida e oficina de pipas movimentam campus Pampulha neste domingo. TV UFMG
  • 1 set 2017
  • 0
Neste domingo, 3, das 8h às 13h, a UFMG realiza mais uma edição do seu já tradicional Domingo no campus, desta vez em comemoração aos...