Formulários

 

O CEP-UFMG é um órgão colegiado  que acata o calendário letivo da UFMG, sendo assim, em consonância com o Regimento Geral da UFMG e a Carta Circular Conep 244/2016 que dispõe sobre funcionamento dos CEPs em período de férias letivas. Informamos que não serão realizadas reuniões do CEP para apreciação de projetos no período de recesso escolar, como também  não serão recepcionados novos projetos de pesquisa/emendas/notificações. Ficam excetuadas da regra as recepções de respostas de diligência, EAGs e projetos envolvendo COVID. O  pesquisador  que necessitar   da apreciação de seu protocolo de pesquisa durante o recesso pelo sistema CEP/CONEP, poderá encaminhar solicitação à CONEP para que seja indicado um CEP para analisar o projeto.

Estão excetuadas da regra as recepções de respostas de diligência, EAGs ,projetos envolvendo COVID e projetos que concorram a edital de financiamento(desde que submetidos com documentação correta e com carta informando que precisam da recepção documental por este motivo, ciente também que a análise completa pelo CEP poderá ocorrer somente após o recesso.)

www.saude.gov.br/plataformabrasil Ao clicar nesse link, você será encaminhado à Plataforma Brasil onde será registrado o projeto. Dica importante: Somente pesquisadores responsáveis cadastram os projetos e eles devem estar registrados previamente no site. Os orientandos devem se cadastrar como pesquisadores assistentes. Os pesquisadores responsáveis podem delegar aos orientandos acesso ao projeto de pesquisa para que eles continuem seu preenchimento. Para o sucesso do cadastramento é fundamental o uso do Mozilla Firefox .

Em razão da pandemia do COVID19, estamos recebendo protocolos exigem assinatura e carimbo também por meio da assinatura digital  do SEI (Sistema eletrônico de Informações da UFMG). Isso quer dizer, os anexos obrigatórios devem constar a assinatura digital que é usada do SEI, os projetos não devem ser enviados pelo SEI, pois  essa não é a plataforma oficial para recebimento de projetos de pesquisa. Dessa forma, os protocolos enviados pelo SEI não serão recebidos.

Os protocolos COVID19  que envolvem iniciativas que visam ampliar o conhecimento sobre a epidemiologia, diagnóstico, tratamento e inibição da propagação da doença,  ou seja,  pesquisa sobre a virose são analisados em comissão especial criada para tornar a apreciação mais  célere conforme as diretrizes da Conep expressas nesse informe .

 

Observação importante: as pendências documentais são resultantes de uma checagem preliminar dos documentos obrigatórios para a submissão ao CEP,logo essa pendência não é da reunião colegiada do CEP. Para que o projeto receba número CAAE e continue a tramitar no CEP até ser analisado em reunião, ele precisa possuir toda a documentação obrigatória de checklist  conforme instruções no site do Comitê. O Colegiado do CEP analisará o conteúdo do projeto e também poderá gerar pendências (diligências). O pesquisador deve estar atento ao Calendário Acadêmico, pois o cômputo dos prazos são suspensos durante os recessos e fins de semana.

Guia de submissão na PlataformaBrasil

Instruções para habilitar a  aba de anexar

Documentação necessária para avaliação de projetos pelo CEP.

Orientações  de elaboração do Parecer Consubstanciado.

Orientações para projetos com interface em ensino e pesquisa
 

Orientações para elaboração de relatório final ( Estudos clínicos unicêntricos e multicêntricos envio via plataformaBrasil por notificação).

 Manual de orientação  de pendências frequentes em protocolos de pesquisas clínicas.

 Como visualizar o parecer consubstanciado do COEP.

 Orientações de respostas de pendências.

 Orientações de envio de Eventos Adversos Graves.

Vídeo tutorial para visualização de parecer emitido pelo COEP e orientações  nas respostas de pendências.

Modelo de Termo de Compromisso de Uso de Dados(TCUD) para pesquisas com banco de dados.

Orientações para para procedimentos em pesquisas com qualquer etapa em ambiente virtual.

 

IMPORTANTE:

  • Os projetos  de pesquisas só serão validados, com número de registro de CAAE, se estiverem corretos conforme documentação necessária.  
  • Se o projeto foi  recusado, o aviso segue com orientação  de  documentos   que  devem  ser anexados. Pendências documentais não significam que o projeto foi apreciado em reunião.
  • Os pareceres consubstanciados do CEP são elaborados após a recepção definitiva do CEP com a emissão do CAAE, em caso de dúvidas consulte nosso FAQ.  Consulte sempre o andamento de seu projeto!