Busca no site da UFMG

Nº 1824 - Ano 39
10.6.2013

No CEU, com ginástica

Atividades físicas no Centro Esportivo Universitário melhoram condicionamento e previnem doenças

Jaqueline Corradi

Graças à atividade física regular, a servidora Lídia Helena, da seção de pessoal da Escola de Ciência da Informação, acredita ter se recuperado mais rapidamente de uma cirurgia do coração. O professor Cláudio Luiz Donicci, do Departamento de Química, se vale das sessões de ginástica como antídoto para o estresse. E o servidor Webster Glayser, do Departamento de Farmacologia do ICB, descobriu na hidroginástica uma alternativa para aliviar as dores provocadas por duas hérnias de disco.

Os três casos exemplificam benefícios do projeto Ginástica no CEU, oferecido pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (Pró-RH) e que hoje conta mais de 170 participantes, entre professores e servidores técnicos e administrativos. A iniciativa oferece aulas de dança, ginástica, corrida de rua e hidroginástica.

O projeto Ginástica no CEU, que surgiu em 2003, é coordenado pela professora da Escola de Educação Física Ana Cláudia Porfírio. Segundo ela, o objetivo é motivar o trabalhador, docente e técnico, a melhorar seu condicionamento e prevenir problemas de saúde com a oferta de exercícios físicos regulares.

Webster Glayser, do ICB, por exemplo, conseguiu, com a hidroginástica, aliviar as fortes dores provocadas por hérnias de disco. “Eu sofria crises fortes, já cheguei a ficar 20 dias de licença sem poder andar. Depois que comecei a hidroginástica, nunca mais tive crises sérias. A atividade foi essencial para essa melhora”, destacou. Lidia Helena, da ECI, até chegou se afastar das atividades no período em que se recuperava da cirurgia. Mas tão logo se restabeleceu, ela retornou ao projeto, agora frequentando aulas de ginástica.

A escala de todas as aulas foi pensada de acordo com a jornada de trabalho dos servidores. As atividades são oferecidas em horários próximos ao intervalo do almoço.

Isabella Lucas/UFMG
Ana Cláudia Porfírio: avaliações física, fisioterápica e nutricional
Ana Cláudia Porfírio: avaliações física, fisioterápica e nutricional

Avaliação

Ao ingressar no projeto, o participante precisa fazer três avaliações iniciais: física, fisioterápica e nutricional. “A partir dos resultados, analisamos a condição do aluno, se é sedentário, se tem bom condicionamento e como vamos trabalhar com ele”, ressalta. As avaliações se repetem a cada três meses para acompanhar o progresso dos participantes.

Nas sessões destinadas a corridas de rua, a participação em maratonas é uma motivação a mais. O projeto não visa preparar para competições, mas muitos dos alunos disputam corridas, como a Volta da Pampulha.

Ana Cláudia informa que existem planos para a ampliação das atividades ofertadas. Na Escola de Educação Física, já foi implantado um projeto piloto, que oferece aulas de musculação e ginástica laboral, somente para os servidores e docentes desta Unidade.

O projeto também pretende atender servidores que apresentarem algum problema de saúde indicado nos exames periódicos do Departamento de Atenção à Saúde do trabalhador (Dast). As inscrições para o Ginástica no CEU são realizadas anualmente em data marcada pela Pró-reitoria de Recursos Humanos. A participação é restrita a servidores e docentes. Um sorteio é realizado caso o número de inscritos supere o de vagas.