Busca no site da UFMG

Nº 1824 - Ano 39
10.6.2013

Espinha dorsal do Reuni

Da redação

De 2008 a 2011, o número de cursos de graduação na UFMG saltou de 49 para 75, e o de vagas no vestibular partiu, no mesmo período, de 4,7 mil para 6,6 mil. Resultado do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), essa ampliação sem precedentes na história da Universidade foi facilitada pela construção dos Centros de Atividades Didáticas (CADs), prédios com capacidade para abrigar aulas de grande porte.

“Eles são a espinha dorsal da infraestrutura preparada para sustentar essa expansão”, resume Magda Bastos, diretora administrativa da Pró-reitoria de Graduação e dos CADs da UFMG. Os CADs 1 e 2 já estão em funcionamento e por eles circulam, ao todo, 5.200 alunos por turno de aula. Em construção em frente ao Icex, o CAD3 deverá ficar pronto no primeiro semestre de 2015.

Segundo Magda Bastos, 13 unidades do campus Pampulha recorrem aos dois centros, que têm suas peculiaridades. Enquanto o CAD1, localizado em frente ao ICB, chama atenção pela sua estrutura para conferências e palestras – são dois miniauditórios e um auditório, este o maior do campus, com capacidade para 640 lugares –, o CAD2 , situado nas imediações da Faculdade de Letras, se destaca pelos seus quatro laboratórios de informática.

Pool

Para a diretora, os CADs se constituíram na solução mais racional para fazer frente aos problemas de espaço decorrentes da expansão. “As unidades não teriam como ampliar suas infraestruturas físicas”, argumenta Magda, acrescentando que esses centros estão contribuindo para implantar “uma cultura de gestão compartilhada de espaços”.

Um desdobramento disso foi a criação, pela Prograd e pelas unidades, de comitê assessor de sala de aula, encarregado de gerir esses espaços. “É um pool que não se limita a administrar as instalações dos CADs, mas que também olha para a disponibilidade das salas em cada unidade”, explica Magda Bastos.

Essa gestão ganhará em eficiência com a entrada em operação, no segundo semestre, de software que permitirá visualizar o número de alunos em cada CAD, as disciplinas ministradas em tempo real e seus respectivos professores e os equipamentos alocados em cada espaço didático.

Raio-x dos CADs

CAD 1: 1 bloco de 4 andares,

26 salas de aula,
2 miniauditórios (238 lugares cada),
1 auditório para 640 lugares,
2.100 alunos por turno.

CAD 2: 2 blocos de 5 andares,

39 salas de aula,
2 auditórios (250 lugares cada),
4 laboratórios de informática,
3.100 alunos por turno.

CAD 3: 2 blocos de 4 andares,

8 auditórios para disciplinas de grande porte (150 lugares).